Para montar uma sala de estudos em casa, você precisa de um ambiente silencioso, luz natural e mobiliário confortável, entre outros fatores.

A rotina de estudos é uma das mais cansativas no dia a dia e se o espaço de estudo não for adequado, não será possível alcançar um alto rendimento.

Além disso, o local de estudos precisa de uma decoração compatível com a proposta, pois o visual também influencia na concentração.

Então, acompanhe as dicas do post e prepare seu cantinho de estudos corretamente!

 

Como montar uma sala de estudos?

1 – Ambiente silencioso

Ninguém consegue estudar no barulho. Por isso, você precisa pensar em alguns detalhes que ajudam a criar um ambiente silencioso.

Primeiramente, deve ser um cômodo separado da casa que possa ser usado somente para os estudos.

Coloque cortinas e tapetes para quebrar o eco do ambiente, bem como móveis adicionais e de apoio (prateleiras, estantes e mesas de canto).

O piso vinílico também é excelente para o conforto acústico, pois ele não faz barulho.

 

2 – Mural de organização para estudos

Ter um mural de organização vai te ajudar a manter visível as informações mais importantes da sua rotina de estudos, acompanhar o que já foi estudado e o que não foi, além de facilitar o gerenciamento dessas informações.

O mural pode ser feito de várias formas. Um quadro de vidro, um mural de tecido com tarrachas, uma lousa ou até um painel com ímãs.

Seja qual for a forma escolhida, ele deve ser grande o bastante para caber toda a sua rotina de estudos e colocar anotações adicionais.

 

3 – Luz natural e climatização

Algo muito importante quando estamos em uma sala de estudos é a luz natural, pois ela estimula o cérebro para que não fiquemos com sono durante as horas de estudo.

Coloque sua estação ao lado de janelas ou varandas e abra as cortinas na hora dos estudos. Além disso, use luminárias, spotlights e outros artifícios para melhorar ainda mais a iluminação da sala.

A climatização também pode ajudar ou atrapalhar essa rotina. Se você estiver passando calor ou frio, não vai conseguir se concentrar devidamente.

Tenha opções de climatização artificial, como ventiladores e ar condicionado para o calor e lareiras ou aquecedores para o frio.

Novamente, o piso vinílico também pode ajudar, pois ele mantém a temperatura ambiente durante mais tempo, amenizando tanto o frio quanto o calor.

 

Leia também:

Conforto térmico: o que é e como melhorar?

Descubra 5 motivos para usar piso vinílico

 

4 – Mobiliário confortável e funcional

Os principais móveis que você precisa em uma sala de estudos são uma boa mesa (de preferência com regulagem de altura) e uma cadeira ergonômica.

Você passará muito tempo sentado estudando. Então, invista em móveis que atendam aos princípios ergonômicos. Eles devem ser capazes de se adaptar ao seu corpo para que você estude na posição correta.

Nada de escrivaninhas e cadeiras de cozinha. Pense que é o seu corpo que vai sofrer as consequências se você não prestar atenção a esses requisitos.

 

5 – Tons sóbrios

Para estudar, o melhor é apostar em decorações mais sóbrias que não chamam muita atenção.

Um papel de parede claro é o mais diferenciado que você deve colocar nessa decoração. Para o restante, escolha tons que ficam entre o branco, o cinza, o marfim e o grafite.

Para o piso, os vinílicos apresentam opções que imitam madeira, cimento queimado e outros tons neutros que combinam com tudo.

Dessa forma, você não vai se distrair com a decoração e conseguirá focar mais nos estudos.

 

Dicas finais

Lembre-se de arranjar um espaço para todo o seu material de estudo, independentemente do que seja.

Se você precisa de mais livros, uma estante é uma boa ideia. Se precisa de computador, tenha uma mesa maior. Se utiliza materiais específicos, tenha suportes, gavetas ou armários para guardá-los.

Por fim, livre-se de distrações, como celular, TV e caixas de som para música. Lembre-se que você está montando um ambiente com um objetivo em mente. Então, se esforce para não quebrar as regras.

E pronto, você aprendeu a montar sua sala de estudos. Gostou das dicas? Compartilhe com seus colegas e os ajude também!