A grande pauta do mundo moderno é a sustentabilidade! O assunto está presente em todos os lugares. Nesse sentido, o piso ecológico se apresenta como um revestimento que tem o objetivo diminuir os impactos ambientais e reduzir a produção de lixo.

Apesar de ser uma opção sustentável, o piso ecológico ainda conta com estética incomparável, além de outras vantagens. 

Na sequência, entenderemos melhor por que ele é uma excelente escolha para o seu projeto!

Afinal, o que é Piso Ecológico?

O piso ecológico é um tipo de revestimento feito a partir de material natural reaproveitado, como madeira de demolição, fibra vegetal ou cortiça, ou então de componentes reciclados como borracha, PET e PVC. 

Por esse motivo, ele reduz o impacto ambiental, produzindo menos lixo e incentivando a reciclagem de material natural ou de longa vida, como os plásticos. O piso ecológico, além de promover a sustentabilidade, também é econômico e favorece uma arquitetura verde e ecoeficiente. 

Além disso, por serem extremamente versáteis em sua composição, os revestimentos ecológicos se apresentam em diversos estilos, formas e modelos, atendendo às mais variadas necessidades.

Quais são as vantagens do Piso Ecológico?

O piso ecológico oferece inúmeros benefícios, tanto para os clientes quanto para o meio ambiente. 

Alguns dos mais relevantes são:

Sustentabilidade

O reaproveitamento de madeira que volta para as fábricas depois do descarte ajuda a diminuir os índices de desmatamento e promove um consumo mais consciente dos recursos naturais. 

Em adição, reutilizar plásticos e borrachas que demoram para se decompor na natureza reduz a poluição e a quantidade de lixo produzido, sendo uma alternativa sustentável. 

Versatilidade

Os diversos materiais que podem ser usados para a sua composição confere uma versatilidade muito interessante a esse tipo de piso, permitindo que possam ser encontrados pisos ecológicos de diversas cores e formatos. 

Dessa forma, sempre haverá um piso ecológico para atender às necessidades de cada indivíduo. 

Durabilidade

Os materiais provenientes de reciclagem e de fontes naturais puras são, geralmente, bem resistentes e podem durar anos se forem bem cuidados. Portanto, a durabilidade do material também é uma das vantagens nesse caso. 

Valorização do imóvel 

A valorização do imóvel é outra vantagem de se aderir ao piso ecológico. 

Isso acontece porque as práticas sustentáveis ganham cada dia mais relevância no mercado, aumentando o valor de todo serviço e produto que ofereça essa característica. 

Portanto, se seu objetivo é valorizar um imóvel gastando pouco, essa é uma ótima opção. 

Quais são os principais tipos de Piso Ecológico?

Dentre os vários modelos e tipos de piso ecológico que existem atualmente, alguns dos mais comuns são:

1. Piso de Madeira de Demolição 

Esse tipo de piso é proveniente da madeira presente na estrutura de construções, revestimentos e móveis antigos. Ele pode ser utilizado tanto em áreas internas como em áreas externas. 

Para decoração, esse material agrega conforto térmico e acústico, além de trazer uma estética mais natural e charmosa. 

2. Piso de Cortiça

Os pisos ecológicos de cortiça são feitos a partir de casca de árvore que volta a se formar, esse tipo de piso é leve e confere isolamento térmico e acústico, além de ser confortável e resistente a bactérias e fungos. 

Vale ressaltar que ele é mais indicado para áreas internas. 

3. Piso Ecológico de Bambu

O piso de bambu é muito versátil e pode ser aplicado tanto em ambiente externo como interno, em locais de alto e baixo tráfego de pessoas. 

O bambu é uma opção ecológica devido ao seu rápido crescimento e à sua alta taxa de sequestro de carbono. Eles são extremamente resistentes e podem durar longos anos se forem bem cuidados.

4. Piso de Lajota Ecológica

A lajota ecológica é uma opção interessante para ambientes externos, sendo feita a partir da reciclagem de pneus triturados e podendo ser bastante resistente e durável. 

Também é uma excelente alternativa para parques e playgrounds, devido à sua disponibilidade em cores diversas.

5. Piso Vinílico

Por último, mas não menos importante — muito pelo contrário — temos o piso vinílico.

O revestimento é uma opção sustentável devido à sua composição de PVC, que pode vir de material reciclado. Extremamente versátil, ele possui diversas cores e desenhos, além de ser uma alternativa resistente e barata. 

Em diversas questões, como estética e durabilidade, o vinílico é uma das melhores escolhas dentro da categoria dos ecológicos. Se você é do tipo que não abre mão da diversidade, vale a pena conferir esse material.

Para saber mais sobre o piso vinílico e outros revestimentos de altíssima qualidade, conheça os produtos da Mab Art e faça a escolha certa para o seu projeto!