A decoração contemporânea é um estilo que tem como principal objetivo promover a inovação no design de interiores.

Sendo assim, seu aspecto se baseia em um visual novo e atual, abusando de efeitos clássicos repaginados, a partir de objetos decorativos e materiais específicos.

Outro ponto relevante é que o estilo contemporâneo valoriza as formas marcantes, os espaços vazios e as linhas retas ou completamente puras.

Na maioria das vezes, o branco aparece como base, mas ultimamente são as cores neutras que têm ganhado mais força.

O estilo contemporâneo é tão relevante que é considerado um dos 5 estilos de decoração mais indicados para você usar em sua casa.

Acompanhe este artigo até o fim e saiba mais sobre como compor uma decoração contemporânea de maneira estratégica!

Principais características da Decoração Contemporânea 

As principais características do estilo contemporâneo são:

  • Visual limpo e despoluído (sem excessos); 
  • Tons neutros harmônicos (cinza, preto e branco, pastel, marrom ou bege);
  • Itens decorativos em forma de esculturas; 
  • Materialização das tendências, ideias e combinações do momento.

De forma resumida, o estilo contemporâneo na decoração é uma oportunidade de dar às cores e às texturas a importância que merecem.

Outra informação a ser considerada é que não devemos confundir o estilo contemporâneo com o estilo moderno.

O estilo contemporâneo é atemporal e evolutivo, prioriza a diversidade de materiais e está aberto ao uso de cores fortes e mais ousadas.

Por outro lado, o estilo moderno reinou até metade do século XX aproximadamente, com a explosão do uso de materiais industriais e cores monocromáticas.

Podemos dizer, que o estilo moderno remete a um período específico e tem sido deixado de lado aos poucos.

Em contrapartida, o estilo contemporâneo é flexível e recebe influências de diferentes períodos, incluindo o estilo moderno.

Elementos-chave da Decoração Contemporânea 

O espaço precisa ser aberto, evitando excesso de mobília no ambiente. Além disso, é preciso tomar cuidado com a ventilação e garantir áreas bem iluminadas.

Para isso, a iluminação focal é a grande referência, com luminárias, spots e luzes inovadoras.

Lembre-se que as luzes naturais e as lâmpadas certas são uma maneira prática de transformar a decoração da casa somente com a iluminação.

Os móveis modulares e multifuncionais são outro destaque para compor o ambiente contemporâneo, já que adaptam-se facilmente a diferentes necessidades.

Em adição, a incorporação de artes e obras contemporâneas contribui para expressar a personalidade pessoal de cada morador.

Por fim, a paleta de cores deve ser usada corretamente, de modo a adicionar toques vibrantes e ousados, mas sem exageros, na medida certa.

Qual a influência dos pisos na Decoração Contemporânea?

Como dito anteriormente, o estilo de decoração contemporâneo valoriza o novo, o autêntico e tudo aquilo que é original.

Logo, é inegável a influência dos pisos em um projeto contemporâneo. Afinal, eles podem melhorar a estética geral do espaço ou até mesmo criar uma identidade e consistência visual.

Mas para que isso aconteça, é preciso saber escolher o tipo ideal de revestimento que vai ser instalado.

Confira, a seguir, quais são os pisos mais usados e indicados para compor a decoração contemporânea:

1- Piso Vinílico

Destaca-se, principalmente, devido à sua capacidade de resistência, conforto térmico e inovação. 

Os pisos vinílicos podem ser encontrados em uma ampla variedade de padrões e texturas. Eles imitam materiais como a madeira e o concreto e são anti-alérgicos, diferentes de outros tipos de piso.

Outro benefício é que eles não mancham ou absorvem líquidos, fazendo com que mesmo as instalações mais simples sejam compatíveis com o estilo arquitetônico contemporâneo. 

2- Piso Laminado 

Escolher o piso laminado na decoração contemporânea causa um efeito impactante positivo, com foco na elegância e na padronização.

Sua variedade de cores e tonalidades facilita a personalização do ambiente, principalmente quando a proposta é baseada no minimalismo.

O resultado final é um design funcional e estiloso, que chama atenção das visitas e provoca uma incrível sensação de conforto. 

3- Piso Elevado 

Embora esteja associado a ambientes corporativos, nada impede que você possa escolher pisos elevados na decoração contemporânea da sua casa.

A opção consegue esconder fiações elétricas e facilita a instalação técnica, o que é fundamental para tornar o ambiente funcional.

Assim como o piso vinílico e o piso laminado, os pisos elevados são adaptáveis e criam ambientes únicos, razão pela qual são considerados uma das novas tendências contemporâneas para o chão.

4- Piso Emborrachado

Se a intenção é ter um piso resistente à umidade e fácil de limpar, o piso emborrachado é a melhor escolha!

Ele é feito de grânulos de borracha reciclada ou borracha sintética, materiais que absorvem grandes impactos e possuem alta elasticidade.

Como se não bastasse, os pisos emborrachados têm uma instalação simples e proporcionam conforto térmico graças ao processo de vulcanização.

5- Gesso Acartonado 

Por fim, mais conhecido como drywall, o gesso acartonado faz parte da decoração contemporânea de muitas casas e apartamentos.

O material em questão consegue formar divisórias e permite que a iluminação seja embutida, a partir de designs arrojados e mais modernos.

Para muitos, o gesso acartonado é uma opção prática e leve, sendo fundamental na construção de ambientes contemporâneos vanguardistas e inovadores.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a decoração contemporânea e os pisos mais indicados para o estilo, é importante escolher produtos de qualidade em seu projeto. 

Nesse sentido, nós podemos te ajudar: conheça os pisos da Mab Art agora mesmo e saiba mais!