Você já ouviu falar em drywall? Este sistema de construção pode ser utilizado em diversas situações! Leia o texto abaixo para conhecê-lo.

 

Para divisão de ambientes

Se você dividir a palavra drywall em dois termos americanos, nós temos: dry = seco; e wall = parede. E é exatamente isso: o sistema de construção drywall divide ambientes com paredes que não utilizam água na obra.

Além da divisão de ambientes, principal objetivo da parede, o drywall pode isolar acusticamente um cômodo, embutir iluminação no teto sem transtornos e até para instalar uma tevê embutida.

As vantagens do drywall são várias: material maleável; pode embasar trabalhos arrojados, com desníveis, curvas e recortes; é feito de material reciclável, pela matéria-prima do gesso, não gerando resíduos tóxicos.

E mais: os resíduos da obra são mínimos, em torno de 5% apenas, contra 30% de uma obra tradicional. Essa tecnologia, além de limpa, é fácil de transportar, por ser mais leve que os materiais tradicionalmente utilizados em construções.

O drywall, além desses benefícios, possui embasamento na Norma Regulamentadora Brasileira 15.758, encaixando-se também na NBR 15.575, que trata do Desempenho de Edificações.

 

Mas afinal, o que é o drywall?

Você já sabe que é uma parede que não utiliza água em sua composição, mas iremos explorar ainda mais o seu significado abaixo.

Drywall são chapas de miolo de gesso e face de papel-cartão. As placas são fixadas em estruturas de aço, podendo criar centenas de formas em painéis simples ou duplos, com espessuras variadas. Para isolar o som e a temperatura, pode ser utilizado enchimento de lã mineral.

 

Quando pode ser usado?

Agora é a hora de respondermos a nossa segunda pergunta. Para isso, antes teremos de falar que o drywall se diferencia pela cor do papel-cartão, vindo daí a sua indicação de utilidade. O lado branco deve ficar para o lado do acabamento:

  • Verde: possui silicone e antifúngicos misturados ao gesso, podendo ser aplicado em áreas úmidas, como cozinha, banheiro e lavanderia;
  • Rosa: possui fibras de vidro na fórmula, tornando a chapa resistente ao fogo; dessa forma, pode ser usada em lareiras e na bancada do cooktop;
  • Branco: tipo mais conhecido, chamado de Standard, é empregado principalmente em forros e paredes de ambientes secos.

Também são três os tipos de instalação do drywall:

  • Fixação do forro: painéis específicos para o teto (brancos) são parafusados no aço, ficando o forro preso no telhado ou suspenso sob a laje;
  • Painéis prontos: de lançamento recente, o drywall já possui revestimento em vários padrões e cores, dispensando o acabamento;
  • Parede sobre parede: ideal para isolar acústica ou termicamente um cômodo, ou para nivelar superfícies tortas.

Outra vantagem do drywall é a sua facilidade de instalação, com rapidez. Em um dia, são instalados 30 m2, por duas pessoas.

 

Não se esqueça…

Procure por drywall de qualidade, em empresas especializadas. E não abra mão da qualidade na instalação, que deve ser feita por especialistas. Só assim se garante um excelente acabamento, com obtenção de todos os benefícios mencionados anteriormente.