Se você tem piso vinílico em sua casa ou empresa, provavelmente já conhece um dos principais benefícios deste tipo de revestimento: a facilidade de manutenção. Trocar o piso vinílico é muito mais fácil do que trocar qualquer outro tipo de piso.

Mas a grande questão é: qual a hora certa de trocar o piso vinílico? Muita gente ainda se pergunta sobre isso. Será que o piso deve ser trocado com um determinado intervalo de tempo? Ou somente quando estiver desgastado?

No post de hoje, você vai descobrir qual o melhor momento para realizar a troca do piso, aproveitando suas funcionalidades até o momento onde for mais propício.

 

Como saber a hora certa de trocar o piso vinílico?

Para remover um piso vinílico, basta retirar as placas do piso. Não é um processo tão trabalhoso quanto o famoso “quebra-quebra” necessário com pisos frios, como a cerâmica e o porcelanato, por exemplo.

Mas identificar a hora certa de trocar o piso vinílico é importante. Se você deixar seu piso durante tempo demais, ele pode começar a se desgastar e perder suas funcionalidades. Da mesma forma, se você trocar muito antes da hora, perderá o tempo de vida útil que o piso ainda teria.

Por isso, é importante identificar o momento mais propício para trocar o piso vinílico. Com o desgaste, o piso pode ficar manchado, riscado e, dependendo do peso que recebe, até desnivelado (amassado).

O momento certo para trocar o piso vinílico é logo antes de esses problemas aparecerem. Porém, nem sempre é fácil saber quando seu piso está prestes a apresentar problemas. Mas é possível determinar fatores agravantes.

Apesar da resistência do piso vinílico, ele ainda sofre com o arrastar de móveis ou com peso demasiado. Se você costuma trocar os móveis de lugar com frequência, fique atento aos sinais de marcas ou riscos.

Da mesma forma, se sua casa possui móveis muito pesados, esse é outro fator de risco. Os móveis pesados, quando ficam muito tempo em um local só, podem marcar o piso. O recomendado é trocar esse móvel de lugar a cada mês, nem que seja um ligeiro deslocamento para os lados ou para frente.

A limpeza também é importante. Se você utiliza muitos produtos abrasivos para limpar seu piso vinílico, ele perderá seu revestimento vinílico mais rapidamente, o que pode ocasionar a perda de funcionalidades, como o isolamento acústico e térmico.

Você pode trocar o piso vinílico quando perceber que seu revestimento está começando a ir embora, quando houver muitos riscos, muitos amassados ou muitas marcas de móveis. Tome cuidado para não deixar passar da hora de trocar o piso vinílico, ou seu piso ficará com aspecto de velho.

Em últimos casos, pode acontecer de o piso começar a descolar sozinho. Isso só acontece com longos anos de uso e com um alto nível de desgaste. Se você perceber as famosas “orelhas” no piso, providencie a troca o quanto antes.

 

Trocar por outro piso vinílico ou por um tipo diferente?

O piso vinílico possui vantagens únicas que somente quem tem ou já teve conhece na prática. Porém, a escolha de manter o tipo de piso ou trocar por outro tipo depende do seu gosto pessoal. Afinal, é você quem mora na casa, certo?

Mesmo assim, vamos destacar algumas vantagens do piso vinílico em relação aos demais. Talvez ele seja a melhor opção para você, mesmo tendo que trocar o piso de tempos em tempos. Esse período varia conforme seu uso e cuidados, podendo chegar a até 10 anos.

 

1 – Facilidade de instalação

Quando chegar a hora certa de trocar o piso vinílico, você com certeza vai querer um piso que não te dê tanto trabalho. O piso certo para isso é o vinílico. Se foi você que instalou o piso vinílico em sua casa, você sabe o quão simples é a instalação. Se não foi você, saiba que é muito mais fácil colocar um piso vinílico do que um porcelanato ou piso de cerâmica, por exemplo.

Basta aplicar a cola especial no piso e colar as placas sobre uma superfície totalmente lisa, limpa e seca. Pronto. Sem sujeira, sem quebradeira, sem pó de piso, sem rejunte.

 

2 – Isolamento térmico

É importante pensar no isolamento térmico quando chegar a hora certa de trocar seu piso vinílico, especialmente se for no inverno. O piso vinílico mantém temperaturas agradáveis tanto no inverno quanto no verão.

Se você optar por um piso frio no verão, vai notar a casa muito mais fria no inverno. Isso pode ocasionar até arrependimento, e depois você pode acabar trocando novamente por um vinílico.

 

3 – Facilidade de limpeza

A verdade é que você não precisa de produtos abrasivos para limpar seu piso vinílico. Ele pode ser limpo com um pano úmido. Essa facilidade faz do vinílico um dos melhores tipos de piso na hora da limpeza.

Qualquer outro tipo de piso é mais difícil de ser limpo, incluindo os pisos frios e também os tacos de madeira ou o carpete. Se você preza pela praticidade e facilidade, o piso vinílico ainda é a melhor opção para você.

 

4 – Facilidade de manutenção

Já que estamos falando da hora certa de trocar seu piso vinílico, vamos falar de outra grande vantagem dele: a facilidade de manutenção. É muito fácil remover o piso vinílico, já que ele é colocado com cola especial, sem rejunte, sem argamassa, sem cimento.

Não é necessário quebrar nada para quando chegar a hora de trocar seu piso novamente.

Aproveite para conhecer as opções de piso vinílico da Mab-Art. Aqui você encontra uma enorme variedade de pisos de qualidade, com as melhores marcas do mercado, como Tarkett, Eucafloor, Durafloor, entre outros.