Algumas pessoas dizem que o piso vinílico risca fácil, mas isso não é verdade. Todo e qualquer tipo de material é danificado dependendo da força aplicada sobre ele. Se a abrasão for grande, pisos e revestimentos de qualquer tipo podem riscar.

O piso vinílico vem conquistando arquitetos, engenheiros e designers de interiores em todo o mundo, além, é claro, do consumidor. Ele é prático, funcional e bonito.

Como vem se tornando muito famoso, existe muita especulação acerca do piso vinílico e de suas aplicações. Algumas afirmações são verdadeiras, enquanto outras são puros boatos.

No post de hoje, vamos explicar o que é o piso vinílico e desvendar seus mistérios, apontando mitos e verdades sobre o piso vinílico. Preparado? Vamos lá!

 

O que é o piso vinílico?

O piso vinílico é um tipo de piso que se adapta perfeitamente a qualquer ambiente. Ele é versátil, prático e funcional. Você pode escolher entre uma infinidade de estampas, desenhos e tonalidades.

Existem pisos vinílicos que imitam madeira, cimento queimado, entre outros materiais diversos. Usando a criatividade, você pode criar ambientes únicos, confortáveis e funcionais.

Vamos agora desvendar mitos e verdades sobre os pisos vinílicos. Acompanhe.

 

Mitos e verdades sobre pisos vinílicos

 

O piso vinílico faz barulho

Mito! O piso vinílico é facilmente ajustável e se adere muito bem ao contrapiso, então, é bem silencioso e se adapta ao ambiente.

O piso laminado é diferente, pois causa ruídos com o caminhar, mas o vinílico não, mesmo com sapatos. Nem com a queda acidental de objetos provoca grandes ruídos.

 

O piso vinílico é mais resistente do que o laminado

Verdade! O piso laminado possui composição e espessura inferiores ao piso vinílico. O vinílico, por sua vez, resiste bem a impactos, marcas e riscos. Sua durabilidade é superior em todos os sentidos e, inclusive, será necessário fazer menos trocas de piso do que com qualquer outro tipo.

 

O piso vinílico risca fácil

Mito. O piso vinílico é sim resistente, porém, dependendo do objeto pontiagudo ou pesado que for arrastado sobre ele, há chances de aparecerem riscos, assim como em qualquer outro piso.

O vinílico exige cuidado em seu manuseio e instalação. Para evitar problemas, é preciso saber quais as orientações do fabricante, tanto no momento da instalação quanto durante o uso.

 

Piso vinílico é mais frio

Outro mito. O piso vinílico é um dos que melhor retêm a temperatura de um ambiente. Como é feito em material mais quente do que o porcelanato e a madeira, sua temperatura é agradável até mesmo ao toque da pele, e você pode andar descalço sobre ele sem problemas.

O vinílico ainda ajuda no controle de temperatura de todo o ambiente, retendo o calor em dias mais frios e refrescando os dias mais quentes. Assim, você gasta menos com sistemas de climatização.

 

Leia também:

Conforto térmico: o que é e como melhorar?

Piso frio x piso quente: quais as diferenças?

 

 

Piso vinílico é mais fácil de limpar

Verdade! Os pisos vinílicos são revestidos de PVC, e isso os torna mais fáceis de limpar. Sua superfície é bastante lisa e facilita muito a limpeza.

Ele pode ser limpo com uma vassoura e, em seguida, um pano úmido com detergente neutro. Não é necessário esfregar. O piso vinílico é resistente à umidade e isso te deixa mais tranquilo na hora da limpeza.

 

É mesmo resistente à umidade?

E já que estamos falando de umidade, sim, o piso vinílico é resistente à umidade. Porém, isso não quer dizer que ele pode ser instalado em áreas externas que sofrem com a incidência de chuvas, por exemplo, ou em áreas de serviço.

Dependendo da quantidade de água que entrar nas minúsculas frestas do piso vinílico, ele pode descolar ao longo do tempo.

Sua utilização é permitida em ambientes úmidos, como lavabo e cozinha, porém, é recomendado não lavar o piso jogando água, pois ele é resistente, e não impermeável. Tenha cautela e zelo pelo seu piso vinílico.

 

Piso vinílico é fácil de instalar

Verdade! Em apenas alguns minutos ou horas (dependendo da área a ser coberta) é possível instalar o piso vinílico em todo o ambiente.  Sua instalação não faz sujeira, não exige quebradeira e nem gastos absurdos de materiais.

O contrapiso precisa estar totalmente limpo e nivelado para que a instalação seja feita, mas fora isso, o processo é muito simples.

 

O piso vinílico é mais caro

Mito! Na verdade, o piso vinílico é um dos mais baratos que existem. Ele é muito mais barato do que pisos de porcelanato, taco de madeira e azulejos comuns, por exemplo.

O custo benefício do piso vinílico é levado em consideração, já que ele apresenta uma série de benefícios em relação aos outros tipos de pisos. Assim, podemos dizer que o piso vinílico é um dos mais econômicos, além de mais funcionais.

 

Só existem pisos vinílicos que imitam madeira

Mais um mito! O piso vinílico é composto por um material revestido de PVC, e isso possibilita que seu desenho seja modelado de acordo com uma infinidade de ideias.

Existem pisos vinílicos que imitam madeira sim, e são os mais tradicionais, mas também existem os de cimento queimado, estampas, desenhos, padrões e até mesmo cores sólidas.

É possível montar uma decoração incrível com pisos vinílicos, bastando escolher o modelo mais recomendado para o seu estilo de decoração. Além disso, existem pisos vinílicos que caem bem com decorações modernas, clássicas, exóticas, rústicas, minimalistas e até mesmo infantis.

 

O piso vinílico pode ser removido

Verdade! Diferentemente de outros tipos de pisos, o vinílico pode ser facilmente removido para efetuar manutenções no contrapiso. Mas não é só isso.

Ele também pode ser levado para outros ambientes e recolocado, fazendo uma nova instalação com o mesmo piso. Isso é muito útil em casos de mudanças, onde você não precisa deixar sua decoração para trás.

Aproveite e conheça os pisos vinílicos da Mab Art!