Você sabia que o círculo cromático pode ser muito útil para o projeto da sua decoração?

Afinal, ele pode nortear a escolha da melhor paleta de cores e deixar tudo harmonioso, sofisticado e perfeitamente alinhado com o seu gosto.

Pensando nisso, hoje trouxemos dicas e informações sobre essa importante ferramenta, para que você saiba como usar corretamente e deixar o visual do seu décor cheio de requinte e harmonia.

Sendo assim, não deixe de acompanhar até o final para não perder nada.

O que é círculo cromático?

Como o próprio nome diz, o círculo cromático é uma porção de cores dispostas em um formato circular. Existem vários tipos de círculos cromáticos, também conhecidos como rodas de colorações, sendo o mais comum composto por 12 cores.

Dentre essas doze, estão três cores primárias, três secundárias e seis terciárias. Usando o círculo cromático, você consegue identificar combinações de cores semelhantes ou contrastantes, formando uma paleta harmônica e visualmente sofisticada.

Porém, não basta escolher as cores do círculo cromático a esmo. Para alcançar o resultado satisfatório que você espera, é preciso usar as técnicas certas. E é sobre isso que vamos falar a seguir. Acompanhe em seguida.

Como combinar as cores usando o círculo cromático?

Existem várias formas de se combinar as cores usando o círculo cromático. E o primeiro passo é conhecer a relação que as nuances estabelecem entre si dentro do círculo.

No círculo cromático mais comumente usado, as cores são:

Cores análogas

Círculo cromático - análogas

As cores análogas são dispostas lado a lado, ou seja, as duas cores imediatamente dos lados da cor escolhida são consideradas análogas a ela.

Elas são semelhantes e da mesma “família”, como verde e azul, por exemplo.

Cores complementares

Círculo cromático - complementares

As cores complementares são aquelas que ficam em extremidades opostas no círculo cromático. Portanto, são as combinações de cores de maior contraste.

Como exemplos, podemos citar azul e vermelho, verde e roxo.

Cores meio-complementares

Círculo cromático - meio complementares

Para escolher cores meio-complementares, ao invés de escolher a cor imediatamente oposta à outra no círculo cromático, você escolhe a do lado, formando um alto contraste, mas menos óbvio.

Como utilizar o círculo cromático na decoração de interiores?

As cores do círculo cromático são a base para muitas combinações e possibilidades. Sendo assim, usando-o corretamente para estabelecer composições de paletas para seus ambientes, você deixa tudo em harmonia e com muito com gosto.

E para usar o círculo cromático para estabelecer as combinações mais acertadas, você pode se valer de diferentes técnicas.

Cores opostas

Nas combinações de cores opostas, você usa duas cores que ficam bem de frente uma para a outra no círculo cromático.

Por exemplo, você pode usar verde/laranja, ou azul/rosa, verde/vermelho, etc.

Quando você for combinar duas cores contrastantes em sua decoração, é importante lembrar que a base deve ser neutra para não carregar demais o visual.

Por exemplo, você pode usar um piso vinílico ou de madeira clara, cortinas verdes e almofadas laranja.

Com isso, a combinação fica vibrante e alegre, mas sem pesar demais.

Tríades

Já nas combinações em tríades de cores do círculo cromático, você utiliza três cores equidistantes no círculo, de modo que formam um triângulo perfeito.

Nesse tipo de composição, é mais importante ainda que você use o bom senso, combinando cores contrastantes, mas que conversem entre si.

Quando você consegue atingir a combinação perfeita, mesmo sendo um visual bem colorido e interessante, nosso cérebro junta as cores e enxerga tudo em um mesmo bloco, o que traz uma sensação de completude, muito agradável ao olhar.

Quadrado

Na combinação de cores do círculo cromático usando essa técnica, você utiliza 4 cores posicionadas a uma mesma distância uma da outra, formando um quadrado.

É uma composição mais difícil de se acertar, mas em contrapartida, pode render lindas combinações para a sua decoração.

Para não correr o risco de errar, você pode usar uma das cores escolhidas como base, colocando-a no piso ou na cor das paredes, por exemplo, e usar as demais nos detalhes, formando pontos de interesse de diferentes nuances.

Um exemplo prático é usar um piso laminado mogno vermelho, sendo a tonalidade predominante, cortinas lilases e almofadas, vasos e outras peças no amarelo e azul.

Retângulo

Do mesmo modo que o quadrado, o retângulo no círculo cromático forma composições com quatro cores complementares contrastantes.

No entanto, aqui as cores não ficam todas à mesma distância, mas formam um retângulo.

E, de modo semelhante ao quadrado, é preciso usar cada cor com sabedoria. De preferência, uma cor predominante como base e as demais em diferentes pontos.

Tom sobre tom

Cada cor do círculo cromático tem vários tons em degradê, o que proporciona composições monocromáticas muito interessantes.

Para usar combinações tom sobre tom em sua decoração, basta você escolher uma das “fatias” do círculo cromático e utilizar as diferentes tonalidades da cor contida nele no ambiente.

Esse tipo de escolha de paleta de cores é ideal para locais onde você quer um tom mais calmo e relaxante, como para uma sala de estudos, por exemplo. Você pode usar um piso de cor ocre, cortinas caramelo, almofadas em tons terrosos, tapete amarelo escuro, etc.

Ou, na cozinha, armários azul petróleo, rodabanca azul royal, balcões azul pastel, etc. Uma dica é sempre quebrar um pouco a monotonia ou a vibração intensa das cores com um contraponto.

No caso das cores mais intensas, opte por um piso mais claro, ou cores clean na parede. Já quando escolher tons mais suaves para os móveis e outros elementos maiores, opte por paredes ou pisos de cores mais fortes.

Qual a importância de se usar o círculo cromático na sua decoração?

Apesar de parecer apenas uma questão estética, a escolha das cores para a decoração dos nossos ambientes vai muito além disso.

Isso porque, segundo especialistas, as cores que nos cercam influenciam em nossa qualidade de vida, afetando nosso humor, criatividade e até mesmo nossa saúde.

Afinal, combinações de cores desconexas e desarmoniosas podem causar até depressão, palpitações e estresse.

Sendo assim, nada melhor do que usar uma ferramenta testada e aprovada por profissionais para combinar as cores do décor e deixar tudo bonito e em harmonia, não é mesmo? 

Agora que você já sabe como usar o círculo cromático na sua decoração de interiores, coloque essas ideias em prática e conheça os pisos e revestimentos da Mab Art para harmonizar com tudo.