Como conservar o drywall por mais tempo?

 

Para conservar o drywall por mais tempo, é necessário evitar a umidade, controlar o peso colocado na parede e evitar se apoiar nela, além de vários outros cuidados.

O drywall é uma das opções mais em conta da construção civil para reformar e construir paredes e divisórias que não necessitem ser de alvenaria tradicional, como as internas que dividem os cômodos.

Muitos engenheiros e arquitetos já estão aderindo à chapa de drywall por sua facilidade de instalação, baixo custo e bom desempenho geral. Mas se o usuário do imóvel não souber como cuidar da placa de drywall, ela pode se quebrar ou apresentar problemas.

No post de hoje, você vai descobrir como conservar o drywall por mais tempo com algumas dicas de uso bastante simples, mas que às vezes passam despercebidas por estarmos desatentos.

 

Conservação do drywall

1 – O mínimo de peso possível

O drywall é um material composto de gesso acartonado, sustentado por uma estrutura metálica, geralmente de aço galvanizado. Essa estrutura possui um limite de peso que pode suportar, e o recomendado é nunca chegar perto deste limite.

A maioria dos sistemas drywall pode ser usada com peso moderado, como prateleiras, suportes para TV, quadros e até painéis. Porém, é preciso prestar atenção no peso total que você coloca no uso desse material.

Não é recomendado que você apoie todo o peso em uma parede só. Se tiver um painel de TV, coloque o restante em outras paredes. Se tiver uma prateleira e um quadro, deixe a TV para outro lugar.

Diversificar e dividir o peso é uma das melhores formas de conservar o drywall por mais tempo, aproveitando seu custo-benefício e evitando que ele ceda por estar muito pesado.

 

2 – Evitar a umidade

Umidade e drywall são duas coisas que não combinam. O material acartonado é seco e se sustenta por meio de estruturas metálicas. Se a junção do drywall com as estruturas ficar úmida, ela pode ceder.

Evite ao máximo a presença de umidade nos ambientes compostos por drywall. Isso vale também para corredores próximos ao banheiro e à cozinha. O vapor que vem do chuveiro ou do cozimento dos alimentos pode se alojar com facilidade no drywall.

Evite também lavar esses ambientes. Prefira métodos de limpeza menos invasivos, como a vassoura, um pano úmido com desinfetante, entre outros. A água está totalmente contraindicada em qualquer lugar onde haja uma parede de drywall.

Quanto mais seco for o ambiente, melhor será a conservação do drywall. Em casos onde o banheiro e a cozinha estão próximos de uma parede de drywall, mantenha as portas sempre fechadas. Dê preferência para abrir as janelas e deixar o vapor ir embora.

 

Leia também:

Alvenaria ou drywall: qual a melhor opção para usar na obra?

Vantagens do gesso acartonado e ideias para usar

 

4 – Drywall reforçado

Existe o drywall simples e o drywall duplo. Este último é composto de duas camadas de gesso acartonado de cada lado do perfil de sustentação, ficando com 4 camadas ao invés das convencionais 2.

O drywall duplo é geralmente utilizado para melhorar o isolamento acústico ou para sustentar paredes mais altas, mas se você souber que vai precisar colocar mais peso em sua parede de drywall, ou se suspeitar que ela precisará ser mais resistente, pode optar pelo drywall duplo no momento do projeto arquitetônico.

A composição do drywall reforçado vai depender do objetivo a ser alcançado, mas você sempre pode solicitar uma parede reforçada ao seu engenheiro se precisar. 

É possível criar paredes de drywall com reforço interno divididas em duas camadas de estruturas, o que aumenta ainda mais a resistência.

Essa é mais uma forma de conservar o drywall por mais tempo, visto que será muito mais difícil desgastar uma parede de drywall reforçado do que uma de drywall simples.

Vale mencionar que uma das vantagens do drywall é ser resistente ao fogo.

 

5 – Evite apoios

A parede de drywall serve, basicamente, para separar ambientes. Ela não é uma parede de alvenaria e jamais será tão resistente quanto. Por isso, evite apoiar qualquer tipo de peso que faça força desnecessária na parede.

Bons exemplos são guarda-roupas, cabeceira de cama, sofás, móveis em geral e até mesmo o hábito de se recostar sobre a parede. Com o tempo, essas forças acabam deformando a parede e podem prejudicar sua estrutura.

Sofás e camas podem sofrer pressão quando nos sentamos e nos levantamos, e essa pressão é repassada para a parede onde esses móveis ficam encostados. 

Se eles estiverem encostados a uma parede de drywall, podem interferir em sua resistência com o passar dos meses.

Para conservar o drywall por mais tempo, tente deixa-lo livre de variações de pressão, movimentação e outros pesos desnecessários. 

Você pode sim pendurar quadros, prateleiras e até painéis para TV em uma parede de drywall, mas dificilmente esses objetos oferecerão variações de movimento ou de peso que comprometam a estrutura da parede.

 

Posso colocar revestimento sobre a parede de drywall?

O drywall permite que você coloque diversos tipos de revestimento para decorar o ambiente. É possível pintar a parede, usar papéis de parede e até alguns tipos de pastilhas e azulejos. 

Não há nenhum segredo para revestir uma parede de drywall. O processo é o mesmo que em uma parede de alvenaria convencional.

O único cuidado a ser tomado é com umidade, caso haja. Apesar disso, tanto a tinta quanto a cola do papel de parede podem ser aplicadas normalmente sobre o drywall, e o efeito será o mesmo que na alvenaria.

 

Posso fazer um balcão com drywall?

Na teoria, é possível. Porém, na prática, o balcão serve para apoiar algum tipo de peso sobre a bancada. Portanto, não é recomendado que você crie paredes de drywall com cortes horizontais.

Essas paredes podem acabar sendo usadas de formas não recomendadas, e sua resistência pode ser prejudicada. O mais recomendado é que as paredes de drywall se apoiem sempre no teto e no chão simultaneamente.

Conheça as soluções da Mab-Art em drywall e decoração. Trabalhamos apenas com produtos da mais alta qualidade. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e faça seu orçamento.