A instalação de drywall é um processo relativamente fácil, no entanto, ela deve ser feita por um profissional qualificado e utilizando as ferramentas corretas. A parede de drywall é uma excelente opção para quem busca isolamento térmico e acústico, mas, isso só é possível se ela for bem posicionada.
Desde a estrutura base até a instalação das placas, tudo precisa seguir um processo cauteloso, que irá determinar o sucesso e funcionalidade do projeto. Vamos entender um pouco mais sobre como deve ser feita a instalação do drywall.
O que é o drywall?
O drywall é um sistema de construção a seco que permite o revestimento de divisórias, paredes e teto de forma mais fácil, rápida,limpa e menos agressiva. Além disso, esse material é muito versátil e pode ser usado de diversas formas no design de um espaço.
Geralmente, ele é composto de uma estrutura metálica de aço galvanizado, que servirá como base, e placas de gesso acartonado. É possível adicionar uma cama de lã mineral para garantir isolamento acústico e térmico também.
O que você precisa para instalar o drywall?
Antes de começar a sua instalação, vamos verificar quais são os materiais necessários para se ter em mãos.
Placas de gesso
A placa de drywall é a principal peça que você deve ter, ela precisa ser das dimensões corretas e condizentes com a estrutura escolhida.
Guias de piso e montantes
Essas peças irão garantir que a sua instalação seja simétrica e esteja alinhada, além de ajudar na sustentação.
Material de isolamento acústico
Seja uma manta acústica ou placas de espuma, tenha em mãos o material de isolamento antes de iniciar a instalação, isso facilitará o seu processo.
Equipamento para o acabamento
Não esqueça a massa de rejunte e a fita microperfurada para deixar o acabamento uniforme.
Passo a passo de como instalar o drywall
Ainda tem dúvidas sobre o drywall? Aqui está o passo a passo da instalação do drywall para você!
Faça a marcação das paredes
É importante que você demarque a área usada. Utilize marcações para determinar onde ficarão as guias, paredes e tetos. É interessante, também, marcar pontos de instalação elétrica e hidráulica, além das portas, dessa forma, você poderá fazer ajustes mais facilmente.
Outra dica é pontuar locais que precisam de reforço, como onde serão apoiados televisores e quadros.
Fixe as guias e montantes
Com a marcação feita, inicie a instalação das guias e o posicionamento dos montantes, eles devem ficar a uma distância de 40 a 60 centímetros uma da outra.
Instale a chapa de drywall
As chapas devem ser posicionadas verticalmente nas guias e é preciso deixar uma folga de 1 centímetro entre a chapa e o piso. Já entre os parafusos da placa, a distância deve ser entre 25 e 30 centímetros.
Faça a amarração quando necessário
A amarração deve ser feita quando a altura da chapa não é ideal, sendo necessário completá-la com outro pedaço. Aqui também é possível abrir espaço para as instalações de rede elétrica.
Lembre-se que, ao fazer uma amarração, as juntas devem ficar alternadas.
Abra furos e caixas de rede elétrica e hidráulica
Não se esqueça das tomadas e interruptores! Dê passagem a eles durante a sua instalação, para que não seja necessário passar pelo processo mais tarde. Puxe fios e providencie caixas em dimensões adequadas para as instalações.
Aplique o isolamento acústico
Com a fita de papel, fixe o isolamento entre os montantes instalados. Você pode utilizar uma espuma acústica ou uma manta.
Feche a parede colocando o restante do drywall no lado oposto
Agora é hora de terminar a instalação, repita o mesmo processo do outro lado da parede, se atente a não deixar as juntas alinhadas com as que foram feitas na parte oposta.
Aplique o acabamento
Utilize a massa de rejunte e depois a fita microperfurada para fazer o acabamento final, tampando parafusos e juntas. Com essa finalização, a instalação está completa e a parede pronta para receber o revestimento de sua escolha.
Não se esqueça de pedir ajuda profissional
Apesar de ser um procedimento fácil, é preciso atenção e muito cuidado para fazer uma instalação correta e adequada, por isso, não se acanhe em procurar ajuda de um profissional. Ele poderá fazer o trabalho de forma mais precisa, garantindo a sua satisfação e segurança.
Não se esqueça de procurar bons materiais para o seu projeto também! Afinal, eles são a peça chave para a sua estrutura.
As melhores peças de drywall e gesso estão aqui! Conheça os produtos da Mab Art.