Para muitos, decorar a própria empresa pode ser um grande desafio. A decoração envolve não apenas fatores estéticos, como cores e mobiliário, mas também fatores funcionais e indispensáveis, como o piso.
Na hora de escolher o melhor piso para sua empresa, não basta levar em conta a qualidade do material e a resistência. É preciso entender qual a necessidade da empresa e do espaço para que seja feita a melhor escolha.
No post de hoje, você vai descobrir quais são os melhores pisos para empresas de acordo com sua necessidade funcional. Aproveite essas dicas antes de comprar seu piso, pois isso pode fazer toda a diferença.
Tipos de pisos para empresas
1 – Piso vinílico
O piso vinílico é um dos mais utilizados em empresas. Ele é de fácil instalação, fácil limpeza e conta com uma enorme variedade de modelos e tonalidades. Existem também pisos vinílicos que imitam outros materiais, como madeira e cimento queimado.
Alguns ramos de atividade têm como obrigatória a utilização de pisos vinílicos em suas instalações, como é o caso dos hospitais. Para empresas que podem escolher, a principal vantagem é a durabilidade. O piso vinílico pode durar muitos anos se for bem cuidado.
Outras vantagens de usar pisos vinílicos são o conforto acústico e o conforto térmico, que mantêm o ambiente mais aconchegante tanto no inverno quanto no verão. Você pode encontrar pisos vinílicos apresentados em réguas, placas e até mantas.
2 – Piso elevado
O piso elevado é geralmente utilizado por empresas que possuem cabeamento de dados ou redes telefônicas internas. Trata-se de um piso que deixa um espaço em relação ao contra-piso, para que o cabeamento possa passar por ali.
Este tipo de piso para empresa é altamente benéfico, pois evita a bagunça e confusão dos cabos passando pelo chão da empresa. Além disso, dutos de ar e rede hidráulica também pode passar por baixo de um piso elevado.
A principal vantagem desse tipo de piso para empresa é a facilidade de organização, mas ele também pode ser utilizado para ventilação com um sistema de ar condicionado. O piso elevado também permite a instalação de um revestimento sobre sua superfície, como o piso vinílico.
Se a sua empresa precisa lidar com muitos cabos, redes de computadores ou de telefonia, o piso elevado pode ser a melhor opção para você.
3 – Piso emborrachado
O piso emborrachado é um tipo especial de piso muito utilizado nas mais diversas situações. Feito de material reciclado de borracha, sua principal propriedade é ser antiderrapante. Por si só, essa característica já evita diversos acidentes que podem ocorrer todos os dias, especialmente em áreas úmidas.
O piso emborrachado possui frestas de drenagem entre suas peças, permitindo que a água passe e não fique acumulada no próprio piso. Em áreas externas, isso significa maior durabilidade, evitando fungos e bactérias.
Empresas que trabalham com água em suas rotinas podem se beneficiar deste tipo de piso nas áreas úmidas. Além de ser antiderrapante, o piso emborrachado ainda é capaz de absorver impactos, sendo mais seguro em diversas situações.
Parques de diversões são um bom exemplo, já que a segurança dos clientes, especialmente das crianças, deve ser um dos principais valores da empresa.
4 – Piso laminado
O piso laminado é um dos mais conhecidos tipos de piso, tanto para empresas quanto para residências. Ele pode ser uma alternativa mais econômica ao piso vinílico. Suas principais vantagens são o conforto térmico, o fator estético e a facilidade de limpeza.
O piso laminado é um dos melhores tipos de piso para empresas, especialmente se for necessário economizar recursos financeiros. Como é encontrado com facilidade em diversas tonalidades, torna-se bastante fácil decorar todos os tipos de empresa com o piso laminado.
O piso laminado pode ser aplicado facilmente sobre um piso elevado, se for necessário. Sua instalação é rápida e simples.
Pisos não recomendados para empresas
1 – Taco de madeira
O piso de taco de madeira é muito bonito, resistente e confortável. Porém, ele também possui desvantagens. Como estamos falando de empresas, é importante lembrar que o taco de madeira pode embolorar, criar fungos e ter que ser trocado com o tempo .
Uma troca de piso não é algo simples, e no caso das empresas, pode significar a interrupção do trabalho durante vários dias, ou transtorno com a obra em meio ao trabalho. Além disso, ele risca com facilidade, o que é desfavorável em empresas com grande circulação de pessoas.
2 – Cerâmica
O piso de cerâmica é um dos mais comuns em lares brasileiros. Por ser um dos mais tradicionais que existem, é comum que ele seja a primeira opção de muitos administradores de empresas.
Porém, o piso de cerâmica é relativamente frágil, tendo a possibilidade de se quebrar com facilidade. Por este motivo, ele não é recomendado para empresas, em especial as que possuem equipamentos pesados, máquinas, ou que trabalham com produtos grandes e pesados.
O transtorno de um piso quebrado pode ser uma dor de cabeça que poderia ser evitada com a instalação de um piso mais indicado para empresas. Além disso, o piso de cerâmica não é dos mais confortáveis de um ponto de vista acústico e térmico.
3 – Porcelanato
O piso de porcelanato é altamente atraente do ponto de vista estético. Porém, ele é uma peça muito valiosa, e pode ter alto custo. Se a sua empresa não necessita transmitir uma imagem premium, este tipo de piso não é indicado.
Além de aumentar muito o orçamento da decoração da empresa, o porcelanato pode ser uma dor de cabeça ainda maior que a cerâmica em casos de quebra ou da necessidade de trocas.
Se você quer aliar funcionalidade, conforto e adequação estética, opte por pisos mais indicados para empresas, conforme falamos acima. Aproveite para conhecer as opções da Mab-Art. Aqui, você encontra pisos de alta qualidade em muitos estilos diferentes. Fale agora com um de nossos especialistas e faça seu orçamento sem compromisso.