Se você já reformou ou pretende reformar um espaço, já deve ter ouvido falar de pisos quentes e frios. Esses revestimentos são classificados de acordo com a sua capacidade de conduzir calor. 

Os pisos frios são aqueles bons condutores de calor, que tendem a mudar de temperatura conforme o clima ou ambiente. Portanto, no inverno esses revestimentos passam a impressão de estarem sempre frios.

Já os pisos quentes, por sua vez, seguem em contramão.

Confira o post completo para entender melhor!

O que são pisos quentes?

Pisos quentes são aqueles que não conduzem bem o calor. Essa característica faz com que o revestimento mantenha sempre a mesma temperatura durante todo o ano. 

Isso quer dizer que, em dias frios, esse tipo de material passa a impressão de estar sempre mais quente do que o restante da casa. 

Na prática, esse fator auxilia no conforto térmico dos moradores, fazendo com que eles se encaixem em ambientes mais íntimos como as salas e os quartos. 

É importante lembrar que o piso quente não é a mesma coisa que o piso aquecido. Os pisos quentes, retêm o calor próprio, sem conduzir nem produzir calor. 

Quais são os principais tipos de pisos quentes?

Alguns dos pisos quentes mais comuns e utilizados atualmente são:

Laminado 

Disponível em placas ou réguas, ele deriva da madeira e possui cores que remetem ao seu material de origem. 

Madeira

A madeira, em sua forma pura, pode ser usada como um piso quente. No entanto, são raras as suas aplicações, uma vez que trata-se de um material pouco resistente à água. 

Geralmente, para obter um efeito decorativo semelhante, usa-se o piso laminado.

Vinílico

O piso vinílico é o mais utilizado atualmente, devido a sua durabilidade, resistência e variedade em cores. 

Como material base, tem-se o cloreto de vinila ou PVC, que permitem que ele tenha uma maior flexibilidade. 

Carpete

Os carpetes são muito utilizados por quem deseja um fim mais estético e decorativo para o revestimento do ambiente. Ele também atua minimizando ruídos e impactos. 

Existem diversos materiais que podem compor um carpete, dentre eles, os mais comuns são o nylon, o poliéster e o polipropileno. 

Quais são as vantagens dos pisos quentes?

Devido à sua baixa condução de calor, os pisos quentes são muito indicados para regiões com clima mais frio. Isso porque, sua retenção de temperatura é capaz de deixar o cômodo da casa mais confortável.

Ele também pode passar a sensação de ser um ambiente mais aquecido, o que é ótimo, inclusive, para os pets no inverno. 

Além das baixas temperaturas, os pisos quentes também são indicados para algumas áreas internas em clima tropical, a fim de deixar o espaço mais aconchegante. 

Piso Laminado versus Piso Vinílico 

Apesar de serem da mesma classe, existem diferenças entre pisos laminados e vinílicos que você deve levar em conta na hora de escolher o revestimento ideal para a sua casa.

Piso laminado

O piso laminado é um tipo de revestimento quente derivado de madeira natural. Geralmente, ele é aplicado em residências e comércios com grande fluxo de pessoas, devido à sua resistência.

No entanto, esse piso não é resistente à água e, por isso, deve ser limpo com uma vassoura de cerdas macias ou um aspirador de pó.

Outra peculiaridade do piso laminado é que sua apresentação é em placas ou réguas rígidas que permitem pouca flexão em sua aplicação. 

Em adição, o piso laminado possui menor variação de cores e texturas quando comparado ao vinílico, o que pode ser um ponto decisivo para a decoração da casa. 

Piso Vinílico

O revestimento vinílico, por outro lado, é apresentado em um material derivado do PVC. Isso permite que ele possua um formato mais flexível, auxiliando na hora de realizar o acabamento de rodapés, por exemplo.

Outra diferença em relação ao laminado é a sua resistência. O piso vinílico tem a capacidade de durar mais tempo e tem uma boa resistência à água. 

É importante ressaltar aqui, que nenhum revestimento de matriz natural é resistente à submersão em água, mas isso não quer dizer que você não possa limpá-lo com um pano úmido. 

O vinílico pode, ao contrário do laminado, ser limpo com panos molhados e produtos de limpeza. Isso também facilita a higienização do material. 

Tanto o piso laminado quanto o vinílico não são indicados para ambientes externos devido à exposição direta à chuva e ao sol. Esses fatores podem deteriorar o material mais rapidamente. 

Gostou de saber mais sobre o assunto? Pretende colocar um piso quente na sua casa? 

Então, conheça os pisos laminados e vinílicos da Mab Art.