Um dos itens mais valorizados em toda decoração é o papel de parede. Altamente versátil e com muitas vantagens, ele pode ser aplicado nos mais diversificados projetos de decoração em todos os ambientes.

Existem papéis de parede que falam por si só, são verdadeiras obras de arte. Outros, são mais simples, mas ainda possuem seu charme especial. Combinar papéis de parede com o restante da decoração é uma tarefa que requer atenção e cuidado, mas e quanto a combinar papéis de parede entre si?

Nem sempre você será obrigado a usar um papel de parede da forma como ele vem de fábrica. É possível libertar a criatividade e ousar na decoração. No post de hoje, você vai aprender a combinar papéis de parede entre si e libertar sua criatividade

 

Combinando papéis de parede

Papéis de parede podem ser combinados de diversas formas. Vamos abordar as principais a seguir.

 

1 – Combinando uma parede com a outra

Uma das formas de combinar papéis de parede é combinando uma parede com outra adjacente ou oposta. Isso pode ser feito se baseando no círculo cromático, que é um gráfico utilizado para combinar cores.

Vamos dar duas ideias para você em cada um dos casos. Você pode combinar uma tonalidade mais clara com outra mais escura da mesma cor, tanto em paredes adjacentes quanto em opostas. Por exemplo: um violeta claro em uma parede e, na parede logo ao lado, um violeta mais escuro.

Geralmente, as paredes mais escuras ganham destaque, sendo ideais para ilustrarem espaços importantes, como a parede onde fica a TV da sala de estar, ou a cabeceira da cama no quarto.

Outra boa ideia é criar contraste com a combinação complementar de cores. Experimente uma parede azul-esverdeada de frente para outra laranja, ambas claras. As laterais podem ser um tom ainda mais claro do azul-esverdeado.

Recomendamos que você aprenda a utilizar o círculo cromático, pois ele vai te ajudar em várias tarefas em sua decoração.

 

2 – Combinando papéis de parede na mesma superfície

Uma das formas de libertar sua criatividade e combinar papéis de parede é usando mais de um papel na mesma parede. Isso pode ser feito respeitando o círculo cromático, mas as formas, estão livres para serem exploradas.

Um clássico exemplo é a parede listrada. Basta pegar dois papéis de parede da mesma cor, um mais claro e outro mais escuro, e recortar em tiras. Ao colocar o papel de parede, intercale as tiras para que fiquem lado a lado, formando uma parede que parece ser de tom mais claro listrada por um tom mais escuro.

Outra forma de combinar papéis de parede na mesma parede é com moldura simulada, ou seja, um papel de parede cobrindo toda a superfície e outro trazendo faixas menores, somente nas laterais, como uma moldura de quadro.

Isso também pode ser feito sem as partes laterais da moldura, deixando uma faixa no topo da parede e outra no rodapé. O efeito criado é surpreendente. O ambiente ganha profundidade e singularidade.

Além dessas formas, você também pode libertar a criatividade e combinar papéis de parede com formatos inusitados, desenhados a mão. Experimente compor metade da parede com um papel de parede e a outra metade com um tom mais claro ou mais escuro. O efeito fica ainda melhor se nas extremidades houver recortes diferenciados.

 

3 – Combinando papéis de parede com a mobília fixa

Se sua casa ou apartamento possui móveis planejados com mobília fixa, esta é mais uma oportunidade para soltar a imaginação e compor ambientes diferenciados. Por exemplo, um papel de parede que emoldura o painel da TV pode criar um efeito ainda melhor de profundidade.

Também é possível fazer isso em ambientes onde os móveis geralmente não saem do lugar, como em uma sala de estar de apartamento pequeno. Você pode usar a imaginação para criar um cenário atrás do sofá, por trás de uma estante ou até ao lado de uma mesa de canto.

No quarto, o mesmo pode ser feito com a cabeceira da cama, dando destaque a esta parede e deixando as demais discretas. Todo e qualquer cômodo onde você puder aplicar esta técnica é válido. Só se lembre de respeitar a combinação de cores, neste caso com o móvel que será ressaltado.

 

4 – Separando ambientes com papel de parede

A frase faz esta tarefa parecer simples. Basta usar um papel de parede diferente do outro onde se quer separar o cômodo e pronto, certo? Errado. É preciso saber ornamentar a separação de ambientes com papel de parede para que não fique parecendo desleixado.

Uma boa dica é usar a combinação de cores no esquema da tríade, onde são combinadas três cores. Uma de cada lado do ambiente e outra passando uma listra de cada lado, próximo à extremidade.

Outra forma bastante interessante é fazer essa divisão com recortes abstratos. Neste caso, somente um dos papéis deve ser recortado e sobreposto ao que está sem recorte.

Mais uma opção para separar ambientes é usar um terceiro papel de parede, dessa vez estampado, para ficar entre um e outro, criando a diferenciação do cômodo.

Lembre-se: se você separar ambientes sem uma ornamentação adequada, o efeito ficará apagado e pode parecer que você fez tudo sem pensar. Tente ser o mais criativo possível e os ambientes ficarão separados com maestria.

 

5 – Cobrindo imperfeições

Se você está precisando reformar ou pintar sua parede novamente devido imperfeições, como rachaduras, manchas ou riscos, uma boa opção é passar o papel de parede por cima. Você não terá muito trabalho e sua parede ficará nova em instantes.

É importante lembrar que quaisquer buracos ou rachaduras devem ser tapadas antes da aplicação do papel, pois este deve ser colocado somente sobre uma superfície perfeitamente lisa.

Aproveite para conhecer as opções de papel de parede da Mab-Art. Aqui, você encontra produtos da mais alta qualidade em variedade para todos os projetos. Fale agora com um de nossos especialistas e faça seu orçamento sem compromisso!