Pisos vinílicos em manta vem se destacando no contexto de decoração, tanto em residências quanto em corporações. São versáteis, coloridos, possuem textura e trazem conforto térmico e acústico ao ambiente. É ideal para quem prioriza conforto.

O piso vinílico é composto de uma mistura de PVC, plastificantes, cargas minerais, aditivos e pigmentos. Dependendo da quantidade de cada um desses elementos, o piso se torna mais resistente, flexível ou com melhor acústica.

Tipos de piso vinílico

Há no mercado os pisos autocolantes, de instalação com cola e piso clicado. Este se encontra em forma de mantas, réguas e placas. Seus modelos estão cada vez mais diversificados, sendo o tradicional piso de madeira o mais procurado.

Em manta

Comercializado em rolos e de aplicação uniforme, tendo suas juntas seladas na instalação. Pode ser tanto homogêneo quanto heterogêneo, produzidos através de camadas de diferentes materiais. Para combinar as mantas, é usado um cordão de solda ou adesivo específico.

Pisos vinílicos em manta criam ambientes confortáveis, criativos e interativos e são aplicados em diversos ambientes. São ideais para a saúde, por atenderem as normas da RDC 50 – ANVISA. Amenizam o impacto de ruídos, odores, poeira e até produtos químicos.

Em réguas

É o formato mais comum. Possui um padrão amadeirado, buscando reproduzir a estética das tábuas de madeira natural. 

É mais resistente a choques e furos, além de possuir texturas. Pode ser encontrado em réguas coladas (tradicionais) e réguas “click” (sistema de encaixe entre peças).

O piso clicado possui a vantagem da instalação rápida, descartando o uso do adesivo, e é versátil por poder ser reutilizado em outro local.

Em placas

É muito utilizado quando se tem em mente um visual moderno e colorido. Este imita tonalidades de pedras, e se equivale a modelos de cerâmica e porcelanato. 

É ideal para instalação em pisos elevados, que necessitam de placas autoportantes de maior espessura.

Conheça também: Pisos Laminados

Vantagens do piso vinílico

Rapidez

São bem rápidos e fáceis de instalar, podendo ser instalados sobre pisos como porcelanato e cerâmicos, desde que a superfície esteja limpa e nivelada.

Limpeza

São facilmente limpos com um pano úmido e detergente diluído em água.

Conforto acústico

É macio, com baixo grau de ruído, absorvendo consideravelmente o som ao caminhar.

Conforto térmico

Sempre possui temperatura agradável, independente do período do ano. Você pode, por exemplo, andar descalço em dias frios, sem se incomodar.

Cores, formatos e padrões

Os pisos mais tradicionais imitam madeira. Há também os que imitam mármore, ladrilho hidráulico, cimento queimado, etc. 

Padrões de tamanho são em régua, manta e placa, mas todos permitem recortes de diversos formatos garantindo diversas combinações.

Leia também: Papel de parede

Sustentabilidade

É fabricado com materiais recicláveis, como o PVC, e por isso, não emite compostos orgânicos voláteis.

Possui excelente durabilidade, o qual resiste por muitos anos até ser substituído. Vale lembrar que é reciclável.

Resistência

A remoção de manchas é feita de forma muito prática. Não aconselhamos o uso de solventes, derivados de petróleo ou sabão em pó na limpeza, pois podem prejudicar o piso o arranhando, riscando ou corroendo a superfície.

Manutenção

Caso o ambiente apresente problemas e precise ser trocado, a substituição de peças não requer muita movimentação, pois é possível remover apenas a parte necessária, ignorando a remoção de todo o piso.

Como escolher o melhor piso vinílico?

Deve-se analisar principalmente:

  • Tipo de ambiente: residencial, educacional, loja, saúde, hotelaria, escritório, esporte;
  • Tipo de contrapiso: nova obra ou reforma;
  • Formato ideal: piso de placas, réguas ou manta;
  • Adesivo: existe um específico para cada linha de piso;

Busque um modelo e cor que se encaixe na composição do seu ambiente, destacando uma tonalidade e/ou balanceando os elementos locais. Aposte nos pisos clássicos, sofisticados, ou ouse fazer uma mistura de cores.

1. Estude as vantagens de cada tipo

Pisos vinílicos possuem variadas classificações no quesito piso residencial ou comercial, como uso moderado, geral ou pesado.

Para a escolha correta do tipo para sua obra, é ideal que você entenda para qual uso e necessidade ele será utilizado, e assim será indicado o piso mais adequado ao local.

2. Veja qual a melhor instalação

Para garantir a vida a útil do piso, você deve avaliar alguns fatores antes da instalação do piso, como:

  • Realizar o teste de umidade nos pontos do contrapiso;
  • Verificar o nivelamento do contrapiso, para não haver irregularidades;
  • Usar os produtos indicados pelo fabricante;
  • Conferir os lotes dos produtos, garantindo que são da mesma tonalidade;
  • Contratar especialistas para a instalação;
  • Armazenagem dos produtos: feita mantendo as caixas horizontais e piso em rolos verticais.

3. Avalie o ambiente

Independente do formato, o piso vinílico é indicado para áreas internas. Se usado em áreas úmidas, como banheiros, o adesivo de fixação pode se desgastar. É mais usado em áreas como salas e quartos.

Não é recomendado em áreas externas, pois pode ser danificado devido ao contato com chuva.

Agora que sabe tudo sobre a versatilidade e conforto dos pisos vinílicos, que tal conhecer os pisos vinílicos da Mab Art?