Conheça as normas da ABNT para segurança em playgrounds e fique mais tranquilo para deixar as crianças à vontade.

 

Não é novidade para ninguém, os playgrounds são o paraíso para as nossas crianças. Lá, elas se divertem, brincam, fazem novas amizades, aprendem a socializar e criam vínculos. 

A ideia de um playground é um parquinho com brinquedos, protegido, onde as crianças podem se divertir e até mesmo, se exercitarem, e está ganhando cada vez mais destaque, deixando de ser algo exclusivo de escolas e creches. 

Atualmente, é possível encontrar playgrounds e parquinhos para as crianças em clubes, condomínios e espaços de lazer.

A questão de muitos agora é: como deve ser a segurança adequada desses espaços para as crianças? 

Pensando em lidar com essa nova demanda, a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) criou a NBR 16071, que hoje conta com 8 divisões, regulamentando a montagem, manutenção e utilização do playground.

O foco principal da ABNT é estabelecer regras e normas que regulamentam a segurança das áreas de lazer das crianças e também dos brinquedos em que elas brincam. 

Vamos conferir ao longo do artigo alguns dos principais pontos instituídos e que cada playground deve seguir.

 

Vistoria e manutenção

A primeira decisão da ABNT para playgrounds está relacionada à vistoria e manutenção, sua periodicidade e formas corretas de se realizar tais ações. 

De acordo com a ABNT, as vistorias devem ser diárias nos espaços para detectar possíveis danos, deteriorações e falhas nos brinquedos que possam colocar a segurança das crianças e frequentadores em risco.

Essa vistoria pode ser realizada pelo zelador, responsável pelo local e até mesmo pelos pais que levam seus filhos para brincar.

No entanto, a ABNT alerta que a cada seis meses, deve ser feita uma vistoria técnica nos playgrounds e em todos os pontos do parquinho.

E, por fim, pelo menos uma vez por ano deve ser realizada uma vistoria mais aprofundada em que todos os requisitos de segurança para o funcionamento do playground sejam seguidos.

 

Montagem dos brinquedos

Agora, vamos falar a respeito dos brinquedos usados nos playgrounds. De acordo com a ABNT, todos os materiais utilizados nesses espaços devem ser atóxicos, ou seja, sem propriedades tóxicas, como resíduos de PVC e tintas.

Além disso, a pintura dos brinquedos deve estar seca e sem cheiro, protegendo assim a saúde das crianças. 

Ainda de acordo com a ABNT, os brinquedos devem ter um bom acabamento, ser de material liso, sem lascas, farpas e rebarbas (tudo isso pode vir a ferir quem usa esse espaço e se descuida). 

Evite cantos afiados ou agudos e ao identificar qualquer brinquedo com uma dessas características, é fundamental tomar medidas para lidar com esses problemas.

Outra preocupação que a ABNT teve foi de orientar a ter o máximo de cuidados quanto aos parafusos e as roscas dos brinquedos que devem ter acabamento de proteção.

Uma última diretriz é que os brinquedos devem estar separados por, pelo menos, 1,30 m, evitando impactos durante a brincadeira e garantindo a segurança das crianças.

 

Leia também: Pisos emborrachados: o que são e quais as suas vantagens?

 

Plásticos e madeiras necessitam de atenção

Com essas medidas, materiais e brinquedos de madeira e plástico ganham destaque. O plástico pode esquentar se ficar sob o sol, e a madeira não é indicada para regiões úmidas.

No entanto, a ABNT alerta que, mesmo sendo de materiais diferentes, os responsáveis devem ter o mesmo nível de alerta e cuidado, principalmente com pontas e farpas.

 

Revestimento dos playgrounds

Por meio da NBR 16071-3, a ABNT recomenda que as superfícies sejam horizontais e uniformes. Ou seja, o piso deve ser plano, reduzindo as chances de acidentes devido ao desequilíbrio. 

Os degraus devem ter um espaçamento igual e, toda a área, deve possuir algum material macio que amorteça o impacto.

As diretrizes de segurança para o piso ideal em cada parquinho são bem detalhadas e dois tipos de pisos são recomendados para esse ambiente: o piso emborrachado e a grama sintética. Vamos conferir cada um deles.

 

Grama Sintética

Essa é uma opção que traz proteção e segurança para as crianças. Além disso, sua instalação é fácil e prática. 

No entanto, é importante ter em mente que somente a instalação da grama sintética não será uma boa opção para a absorção de impactos. 

Para absorver impactos, necessariamente, precisaremos instalar sob a grama uma manta para absorção de impacto, evitando acidentes. 

 

Piso emborrachado

Essa é, para muitos, a melhor opção para a segurança das crianças.  Por possuir um poder elevado de amortecimento na eventualidade de uma queda, o piso emborrachado acaba sendo amplamente usado e procurado para a implantação em playgrounds. 

Importante cuidar para que o piso emborrachado escolhido na hora da implantação seja atóxico. 

Outro detalhe que devemos nos atentar é que existem diferenças entre um produto para áreas internas e externas. Ao escolher o piso emborrachado ideal para o espaço você evitará problemas futuros com a instalação e durabilidade do produto. 

Por fim, esteja atento à espessura do piso, essa espessura deve ser pensada em função da altura máxima possível de queda da criança. Quanto maior for a altura de uma possível queda, maior deve ser a espessura do piso.

 

Leia também: Vantagens do piso emborrachado para área externa

 

Atentar-se a esses cuidados é importante

Todas essas diretrizes da ABNT, apesar de longas, são fundamentais para a proteção e segurança das crianças nos parquinhos. Cumprir todas as normas não é apenas uma precaução, mas uma obrigação legal que temos. 

 

Conheça os pisos emborrachados da Mab Art e garanta a segurança no seu playground!