No ano passado, começou a surgir uma grande tendência de decoração que é a decoração escandinava. Inspirada nos países do Norte da Europa e marcada pelas cores leves, texturas amadeiradas e conexão com a natureza, o estilo escandinavo conquistou adeptos em todos os continentes.

Em 2020, ele continua em alta. Por isso, vamos te ensinar como fazer uma decoração escandinava em sua casa e acompanhar essa tendência.

 

Fazendo uma decoração escandinava em casa

1 – Tons neutros e claros

A primeira coisa a saber sobre a decoração escandinava é que ela é composta por tons claros e neutros. Os neutros ficam por conta do branco, areia e cinza. Já os claros incluem tons de azul, verde, rosa, marrom e bege.

Seguindo essa paleta de cores, fica difícil errar ao montar uma decoração escandinava em sua casa. Atenção para as melhores combinações, que são sempre o branco com azul, madeira com verde e bege/areia com rosa.

 

2 – Móveis em madeira, palha ou vime

decoração escandinava - móveis

Os móveis feitos de elementos naturais são o grande destaque dessa decoração. O estilo escandinavo é, muitas vezes, confundido com o rústico por causa disso.

Na verdade, a conexão com a natureza se mostra mais em plantas, mas os móveis representam a leveza da naturalidade. Cadeiras, mesas, armários e até sofás e camas feitos em madeira, palha ou vime caem muito bem na decoração escandinava.

 

3 – Muitas plantas

decoração escandinava - plantas

Para fazer uma decoração escandinava em casa, você vai precisar de muitas plantas em todos os cômodos. O ideal é optar pelas plantas típicas da região conhecida como Escandinávia, que compreende países como Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia.

Varie as plantas e os vasos para criar diversidade. A decoração escandinava não precisa de muitos itens, mas ficar simples demais pode não ser o suficiente para criar o efeito desejado.

 

4 – Muita luz natural

decoração escandinava - luz natural

Fazer uma decoração escandinava em casa requer uma boa dose de luz natural entrando pelas janelas. Por isso, opte por cortinas mais leves, claras e que possam ser afastadas para deixar a luz entrar.

Além de ser essencial para compor a decoração luminosa que é a escandinava, a luz natural também é muito importante para as plantas, que precisam dela para sobreviver.

 

5 – Paredes brancas e piso de madeira

Existem diversas variações da decoração escandinava no tocante aos revestimentos, mas se você quer uma forma fácil de reproduzir esse estilo e não quer errar, então a melhor opção é manter as paredes brancas e colocar um piso com estampa de madeira, como o vinílico.

As paredes brancas criam o equilíbrio e a base da decoração, possibilitando que os demais itens sejam o foco. O piso vinílico deixa o ambiente mais harmonioso e confortável, com seu isolamento acústico, térmico e facilidade de limpeza, que faz muita diferença.

Quer saber onde encontrar pisos vinílicos confiáveis, de qualidade e em diversos modelos? Veja nossa página de pisos vinílicos e escolha o que vai fazer parte da sua decoração escandinava. O orçamento é gratuito!