Se engana quem pensa que a decoração de um lar é feito somente com pintura, papéis de parede e pisos bonitos, além de itens decorativos como quadros e objetos de mesa. Os móveis desempenham um papel importante na decoração de ambientes.

O maior desafio é saber como combinar móveis na decoração de casa. Não basta saber escolher móveis bonitos, mas também é preciso saber combinar os móveis entre si e com o restante do ambiente.

No post de hoje, você vai aprender a combinar móveis na decoração da sua casa e montar ambientes agradáveis e aconchegantes.

 

Combinando móveis entre si

Existe uma regra básica para a combinação de móveis entre si: o estilo de decoração. Há muitos estilos diferentes, mas é sempre aconselhável que você escolha um para cada cômodo e, se possível, um único para a casa inteira.

 

Estilo clássico

O estilo clássico é composto por móveis mais tradicionais, geralmente feitos de madeira e finalizados em verniz ou tinta branca. Eles possuem formatos arredondados e são irregulares em sua modelagem.

Grande parte desses móveis traz entalhes na madeira, fazendo os mais belos desenhos. Quanto aos estofados, são mais simples e podem ser coloridos ou estampados. Há também os que são totalmente pretos ou totalmente brancos, embora sejam mais raros.

 

Estilo moderno

O estilo moderno já apresenta novos materiais, como aço e alumínio, além de trazer formatos e modelagem mais bem definidas. Utiliza-se muito o couro, e o foco é o contraste de materiais. Por exemplo, uma poltrona de couro preto com braços em alumínio.

Os formatos geométricos são bastante utilizados no estilo moderno, com peças retangulares, quadradas e até redondas. É um dos estilos mais encontrados nos lares brasileiros, e um dos mais fáceis para combinar móveis na decoração da casa.

 

Estilo misto

O estilo misto requer um alto grau de bom senso e cautela. Ao mesmo tempo em que pode se mostrar versátil e diferenciado, ele também pode ser uma completa confusão se não for composto da forma correta.

Consiste em aliar o estilo clássico ao moderno em um mesmo ambiente. Isso pode ser feito desde que o contraste das peças não cause a sensação de que há algo “fora do lugar”. Para combinar móveis na decoração de uma casa com este estilo, deve-se prestar atenção aos detalhes.

Evite a mistura de estampas, tonalidades e formatos muito diferentes. Por exemplo, uma mesa de jantar retangular com tampo de vidro não cai bem com poltronas de veludo lilás e braços em madeira envernizada.

É possível sim misturar os dois estilos, mas deve haver visão crítica para compreender se os elementos ornam uns com os outros. Se preferir, peça ajuda a um profissional.

 

Combinando móveis com o restante da decoração

Combinar móveis na decoração de casa pode ser um desafio se você não souber exatamente como trabalhar com a paleta de cores e com a combinação de estilos. Mas hoje, você já vai saber por onde começar.

Quando falamos de estilo, não estamos nos referindo somente aos móveis, mas também ao piso, papel de parede, iluminação e objetos decorativos. Assim, existe tanto o estilo clássico quanto o moderno.

No estilo clássico, temos papéis de parede estampados e pisos frios, como a cerâmica, além dos pisos de taco e de carpete. Já no estilo mais moderno, temos os pisos vinílicos, os laminados e papéis de parede nos mais variados modelos.

Se você optar pelo estilo clássico, acompanhe esse estilo em tudo o que for fazer, desde os móveis até o piso e a iluminação. O mesmo vale para o estilo moderno. Já no estilo misto, para combinar móveis na decoração da casa você pode mesclar móveis modernos com revestimentos clássicos, e vice-versa.

Pensando no estilo moderno, se os seus móveis são escuros, tente utilizar revestimentos mais claros, como um piso vinílico de cimento queimado ou de marfim, e um papel de parede claro. O estilo moderno é baseado no contraste tanto de formatos quanto de cores.

Já no estilo clássico, a tendência é seguir as cores como elas são. Assim, se seus móveis são claros, continue as tonalidades nos papéis de parede e piso. Um detalhe interessante é que o piso vinílico pode ser usado mesmo em decorações mais clássicas.

Isso porque você conta com uma infinidade de modelos de pisos vinílicos para compor seu ambiente, sem abrir mão dos inúmeros benefícios que ele oferece. Outro ponto importante é que fica mais fácil combinar móveis na decoração de casa quando você opta pelos pisos vinílicos.

Em decorações mistas, você fica um pouco mais livre para escolher seus revestimentos, já que existe uma variação maior de estilos. Mas tome cuidado para não ficar “over”. Excesso de informação nunca é bom para sua decoração.

Quanto à iluminação, use lustres e luzes fixas no teto em decorações mais clássicas, e luminárias, spotlights e lustres modernizados em decorações mais modernas. Tudo depende do seu gosto pessoal.

Lembre-se de usar o princípio das temperaturas de iluminação. Se a predominância de cores for fria, use lâmpadas frias, como as fluorescentes. Do contrário, se houver mais cores quentes, as lâmpadas incandescentes funcionam melhor.

Isso ajuda a destacar sua decoração e acentuar as tonalidades, o que pode fazer toda a diferença na hora de combinar móveis na decoração da casa. Um móvel que possui verniz fica valorizado por uma lâmpada mais quente, enquanto um que é revestido de esmalte branco ganha mais vida com lâmpadas fluorescentes.

Aproveite para conhecer os produtos da Mab-Art. Trabalhamos apenas com os melhores fornecedores para trazer estilo e conforto à sua decoração, sem abrir mão do bom gosto. Fale agora mesmo com um de nossos consultores e solicite seu orçamento sem compromisso!