Uma das partes mais importantes de qualquer decoração é a combinação de cores entre os elementos. Não adianta usar elementos que não combinam uns com os outros, mesmo que cada um deles seja extremamente bonito. Para combinar cores, existe uma ferramenta bastante utilizada pelos designers que facilita muito o trabalho. Trata-se do círculo cromático.
É a harmonia que causa o efeito que tanto gostamos ao entrar num ambiente devidamente decorado. E para alcançar esse efeito, é preciso encontrar o equilíbrio de tons entre todas as peças. Revestimento, objetos, móveis, piso, tudo deve estar em perfeita harmonia, alinhado com o mesmo objetivo, ou o ambiente se torna um turbilhão de informações desconexas. Hoje, vamos aprender a combinar cores para sala de estar na decoração.
A combinação de cores e o círculo cromático
Combinar cores é um estudo que deve ser feito à parte, independente dos elementos, texturas e formas. As cores falam por si só e merecem ser tratadas como entidades independentes. Só assim será possível conseguir o perfeito equilíbrio.
Para combinar cores, existe uma ferramenta bastante utilizada pelos designers que facilita muito o trabalho. Trata-se do círculo cromático.
O círculo cromático é um círculo dividido em diversas camadas, onde cada uma delas também é dividida em partes iguais, onde estão as cores. Quando o círculo está completo, fica fácil entender a relação entre cada tom.
Para utilizar o círculo, é preciso seguir um dos princípios de combinação de cores existentes.
Combinação complementar
A combinação complementar consiste em escolher cores diretamente opostas no círculo cromático, ou seja, cores que se complementam. Também é conhecida como combinação suplementar ou de contraste.
Um esquema que funciona bem para quando se quer obter um efeito de vida e energia na combinação, especialmente quando se pretende alcançar o máximo de saturação, deixando as cores bastante vívidas.
A tríade
A tríade consiste na escolha de 3 cores que estão equidistantes dentro do círculo cromático, ou seja, separadas pelo mesmo intervalo de tons. Este esquema produz um efeito de alto contraste, porém sem perder a harmonia.
A composição de cores em tríade proporciona uma sensação vibrante, mesmo quando os tons utilizados são claros, sem muita saturação.
Combinação análoga
A combinação análoga (por analogia) consiste na escolha de 2 a 5 cores que estão uma ao lado da outra. O ideal, porém, é escolher no máximo 3. Essa combinação cria um efeito de calma e simpatia, sendo um dos mais utilizados em decorações para sala de estar.
Combinação de cores entre piso, revestimento e mobília
O tipo de ambientação só depende do seu gosto pessoal. É você quem vai determinar se sua sala será vibrante, vívida, calma, simpática, etc. Dentro do que você determinar, devem ser seguidas as regras do círculo cromático.
Uma das alternativas mais utilizadas é a combinação de tons neutros em móveis como sofás e poltronas com alguma coloração. As cores neutras são fáceis de combinar e se aliam com praticamente todas as outras.
O cinza funciona muito bem, assim como o branco. No caso do preto, alguns tons podem causar um efeito fúnebre e devem ser evitadas tais combinações, a menos que você queira causar este efeito de propósito.
Vamos agora dar algumas dicas para você combinar cores para sala de estar na sua decoração.
Cinza + 1 tom
Como dito acima, o cinza funciona bem como cor neutra para compor a combinação da sua sala de estar. Tente aliar sofás e tapetes nesta tonalidade junto com um tom de azul, por exemplo, nos móveis, revestimento ou pintura.
Você também pode utilizar um papel de parede que tenha combinação por analogia usando o cinza e o preto, junto com elementos azuis bem espaçados e mobília de cor neutra. Já se quiser utilizar mobília colorida, aposte nos tons neutros para todo o resto.
Laranja e madeira
Por analogia, os móveis de madeira estão bastante próximos da cor laranja. Assim, para combinar cores para sala de estar com móveis de madeira, use tons de laranja nas paredes, revestimentos ou piso.
Uma boa opção é um piso vinílico com tons próximos aos dos móveis, desde que não sejam exatamente da mesma cor. Deve haver uma variação de tons para criar o contraste. Os estofados podem ser neutros ou partir do princípio do complemento, usando um tom de azul.
Preto com laranja e cinza
Se você quer combinar cores para sala de estar de forma mais sóbria, uma boa opção pode ser utilizar móveis pretos. Uma mesa de centro e um rack pretos podem ser aliados a um tapete cinza e paredes brancas.
Para não deixar o ambiente tão apagado, use tons próximos ao laranja claro sem saturação nos estofados e objetos. Você também pode usar a analogia para escolher até 3 tons entre o laranja e o amarelo, que também combina bem com o preto.
Retrô colorido
Se você quer combinar cores para sala de estar com a intenção de ter um ambiente retrô, pode utilizar o esquema da tríade. Experimente combinações entre móveis, piso, revestimento e tapeçaria utilizando madeira, verde-água e lilás, por exemplo.
Dependendo do tom da madeira, a tríade muda para verde e roxo. Mas também é possível fazer um ambiente retrô através da analogia, com laranja, amarelo e vermelho aliados ao tom de madeira dos móveis ou do piso.
A criatividade só depende de você e, se você tiver, do seu designer. A regra dos ambientes retrôs é aumentar a saturação ao máximo, mas sem perder a elegância. Se quiser quebrar um pouco a vibração, use elementos brancos ou pretos.
Lilás por analogia + branco
O lilás pode ser combinado por analogia com tons de azul. Para terminar de compor o ambiente e não ficar escuro ou pesado, use móveis brancos. O tapete e o piso também são importantes na composição.
Tente experimentar diferentes combinações para ver o que mais te agrada. Combinar cores para sala de estar é como fazer uma brincadeira. Você muda a cor dos elementos até sentir que se encontrou dentro do ambiente.
Aproveite a Mab Art
A Mab Art dispõe de uma enorme gama de produtos para ajudar a compor a decoração da sua sala de estar, aliando qualidade, durabilidade, conforto e beleza. Conheça os pisos vinílicos, papéis de parede e persianas e cortinas. Certamente, você terá uma boa ideia de como combinar cores para sala de estar a partir desses elementos básicos.