Quem vai construir um novo edifício ou até mesmo uma casa deve fazer uma série de escolhas antes mesmo do início das obras. Entre essas, existe a escolha entre alvenaria ou drywall. São dois modelos bastante diferentes de dividir cômodos internamente, cada um com suas características, vantagens e desvantagens.

A escolha entre alvenaria ou drywall não deve ser baseada apenas no fator financeiro, mas também em sua estrutura, conveniência e adequação ao projeto.

Ao final post de hoje, você vai entender um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens da alvenaria e do drywall e conseguirá escolher com mais consciência. Acompanhe!

 

Alvenaria ou drywall – vantagens e desvantagens

Alvenaria

A alvenaria ainda é o método mais utilizado de construção civil até hoje. Tradicional, ela sustenta a grande maioria das edificações e divide cômodos da maioria dos lares brasileiros. É geralmente feita com tijolos furados ou retos.

Entre as principais vantagens da alvenaria, podemos citar:

 

Resistência física

A alvenaria é altamente resistente a impactos, pesos, vento, entre outras forças. Ela oferece a resistência necessária para edificar prédios com vários andares. É muito difícil penetrar por uma parede de alvenaria, e por isso ela é uma favorita onde quer que seja necessário dar prioridade à resistência física.

 

Resistência a infiltrações

A parede de alvenaria também resiste melhor a infiltrações. Mesmo que haja umidade dentro da parede, demora um pouco até que os efeitos sejam percebidos. Além disso, ela se mantém de pé mesmo com vazamentos e infiltrações constantes, o que nunca deve acontecer, já que são recomendados reparos assim que percebido o problema.

 

Isolamento térmico e acústico

A parede de alvenaria é composta por tijolos e assentada com argamassa de cimento, areia e cal. Por isso, ela se torna um excelente isolante acústico, não deixando passar ruídos entre um ambiente e o outro.

O isolamento térmico segue o mesmo princípio, já que a espessura da parede resiste melhor à troca de calor entre ambientes, incluindo ambientes externos e internos.

Entre as principais desvantagens da parede de alvenaria, destacamos:

 

Desperdício, mão de obra e entulho

Como dito anteriormente, a alvenaria é composta por tijolos e uma argamassa de cimento, areia e cal. Isso automaticamente deixa claro que haverá sujeira. O entulho gerado por uma construção de alvenaria é grande, além da sujeira e do pó.

Outro ponto a ser levado em consideração é a mão de obra, já que a alvenaria está muito suscetível a erros.

 

Custo elevado

Uma parede de alvenaria é muito mais cara do que uma de drywall, já que os materiais são mais custosos. Além disso, há ainda a questão do desperdício, pois os materiais podem quebrar facilmente ou sair do controle do uso.

 

Acabamento imperfeito

A alvenaria está sujeita a imperfeições no acabamento, como superfícies irregulares, buracos ou até mesmo paredes tortas. Todo o cuidado é pouco.

 

Demora mais

É muito mais demorado erguer uma parede de alvenaria do que aplicar o drywall. Dependendo do projeto, o tempo de obra pode ser estendido em meses.

 

Ocupa mais espaço

Paredes de alvenaria são mais grossas e ocupam mais espaço. Isso faz diferença principalmente em ambientes pequenos como apartamentos, ou na hora de encaixar móveis.

 

Umidade e mofo

Se a fundação não for devidamente impermeabilizada, a parede de alvenaria está sujeita a acumular umidade e mofo com o tempo.

 

Drywall

O drywall, ou gesso acartonado, é formado por placas de gesso acartonado parafusadas a estruturas metálicas que já vão prontas para a obra. Elas podem ser construídas com camadas, permitindo o preenchimento interno com fibras como lã de vidro ou lã de rocha. Entre as vantagens do drywall, estão:

 

Custo reduzido

É muito mais barato utilizar uma parede de gesso acartonado, fator que influencia muito na escolha entre alvenaria ou drywall.

 

Menos sujeira

A instalação é limpa, sem entulho e sem toda a sujeira da alvenaria.

 

Mais praticidade

A parede de drywall pode ser facilmente instalada com parafusos, mas é recomendado contratar mão de obra especializada. Para alguém que não conhece, pode ser mais complicado montar o drywall do que assentar tijolos.

 

Rapidez

Em questão de horas, toda a estrutura já está finalizada. Este é outro fator que influencia bastante na escolha entre alvenaria ou drywall.

 

Menor espessura

A parede de drywall é mais fina, o que pode deixar certo espaço sobrando entre os cômodos. Uma vantagem especial para apartamentos e casas pequenas.

 

Criatividade

O drywall possibilita o manejo criativo dos ambientes, como paredes curvas, iluminação embutida, cortes diferentes, entre outros. É possível modelar o ambiente muito mais facilmente, o que também é decisivo na escolha entre alvenaria ou drywall.

 

Precisão e qualidade de acabamento

Dificilmente uma parede de drywall dará errado. O gesso acartonado é liso, o que garante um acabamento perfeito e preciso.

 

Isolamento acústico e térmico

A escolha entre alvenaria e drywall não precisa ser baseada neste fator, já que o drywall também conta com isolamento acústico e térmico. É possível utilizar preenchimentos que melhoram ainda mais esse isolamento, obtendo um resultado bem próximo ao da alvenaria.

 

Fácil manutenção

Outro ponto crucial para escolher entre alvenaria e drywall. Precisa fazer reparos na rede elétrica ou hidráulica? Basta remover a placa de drywall e depois recolocar, sem sujeira, sem quebradeira e sem dor de cabeça.

 

Resistência ao fogo

O drywall é feito de materiais naturalmente resistentes ao fogo, mas essa resistência pode ser ainda mais eficiente em placas especiais com esta finalidade.

Já as desvantagens do drywall são bastante competitivas em relação à alvenaria. Basicamente, seu uso só pode ser feito em ambientes internos, já que os externos contam com a ação do tempo. Apesar da resistência atender a normas de desempenho em relação a pesos e impactos, ela é menos resistente que a alvenaria.

Se for necessário instalar TVs, prateleiras, bancadas e outros, é preciso contar com um reforço metálico interno, previamente instalado na parede de drywall. Além disso, deve ser tomado o cuidado com insetos, já que o interior da parede de drywall é oco.

Fora estes pequenos detalhes, podemos dizer que a escolha entre alvenaria e drywall é fácil: para ambientes externos, use alvenaria sempre. Para os internos, faça as divisórias com drywall. Isso te dará menos dor de cabeça, mais facilidade e ainda reduz o custo e o tempo de obra.

Aproveite para conhecer a Mab Art. Aqui, você encontra gesso acartonado de excelente qualidade para realizar todos os seus projetos.