EXISTE O MITO DE QUE O CARPETE É UM GRANDE CAUSADOR DE ALERGIAS, IRRITAÇÕES E DIVERSAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS. MAS SERÁ QUE ISSO É VERDADE?

Não! O carpete, na verdade, purifica o ar e evita o agravamento da condição alérgica. Descubra o porquê!

Já foram realizadas pesquisas que comprovaram a inexistência da relação entre carpete e alergias e irritações respiratórias. Entre os órgãos que comprovaram estão a ARCAA (Association de Recherche Clinique en Allergologie et Asthmologie), da França, o CRI Green Label Plus (The Carpet and Rug Institute), dos EUA, o GUT (Gemeinschaft Umweltfreundlicher Teppichboden), da Alemanha, e até mesmo a nossa ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

As pesquisas demonstraram que ambientes acarpetados reduzem a quantidade de pó flutuante no ar. Além disso, os ácaros não podem sobreviver nas fibras sintéticas. Por isso mesmo, o carpete é indicado inclusive para pessoas que possuem reações alérgicas. Nesse post, vamos indicar 5 fatos que informam como o carpete pode contribuir na melhoria do ar interno.

O que causa alergia?

As alergias são causadas por ácaros, que são artrópodes menores que um milímetro, e seu habitat é a poeira da casa, a chamada poeira fina. Algumas doenças que podem ser provocadas pelos ácaros são rinite alérgica, asma alérgica, conjuntivite alérgica, surtos de dermatite utópica.

O que os ácaros precisam para se proliferarem?

Em primeiro lugar, eles precisam de umidade. A umidade relativa ideal para a proliferação de ácaros no ambiente está entre 50% e 80%. Segundo, os ácaros sobrevivem entre -17°C e 45°C (a temperatura ideal é 25°C). E por último, ácaros se alimentam de restos de cabelos, restos de pele, caspas, restos de alimento e mofo.

E onde o Carpete entra nessa história?

Em qualquer ambiente, independente do tipo de piso, existe uma quantidade considerável de pó flutuando no ar. O carpete tem excelentes propriedades para reter este pó. Conforme o pó assenta, fica retido entre as fibras até que seja aspirado, sendo assim totalmente eliminado do ambiente. Dessa forma, em ambientes acarpetados a quantidade de pó flutuando no ar é inferior a ambientes revestidos com pisos frios.

Ácaros não gostam de Carpetes

Os carpetes são construídos com fibras sintéticas, como polipropileno de poliamida, onde os ácaros não sobrevivem. Sendo assim, o ácaro não encontra um terreno fértil no carpete. Carpetes novos são TOTALMENTE isentos de ácaros, e, se realizada a manutenção conforme a indicação do fabricante, estes podem manter-se livres de ácaros durante toda sua vida útil.

Carpetes, a opção mais saudável

O fato de o carpete reter o pó, evitando que esse fique flutuando no ar, o torna mais saudável que outros tipos de piso. Além disso, o carpete oferece outros diversos benefícios que contribuem para que ele seja a sua melhor opção, como: segurança (por ser antiderrapante), aconchego, e isolamento térmico e acústico!