Você deseja colocar carpetes na sua residência? Conheça informações sobre este revestimento e saiba como escolher o carpete ideal para sua casa.
Vantagem dos carpetes
Diferentemente dos tapetes, que podem ser transportados de um cômodo a outro, o carpete é um revestimento para o piso, ou seja, é fixado nele. A principal vantagem do carpete é o conforto térmico e acústico, especialmente para quem mora em apartamento e/ou em regiões onde o inverno é rigoroso.
O carpete também é vantajoso porque, ao contrário do tapete, não é um produto que pode aumentar o risco de quedas e escorregões.
Desvantagens dos carpetes
O revestimento também possui algumas desvantagens, que são:
– o carpete não é tão fácil de limpar, em comparação com outros tipos de revestimento;
– possui facilidade de acumular sujeira, pó, mau cheiro e mofo, este último especialmente em regiões quentes e úmidas;
– o peso dos móveis deixa marcas no carpete, sendo um obstáculo para mudanças na decoração.
Como escolher o carpete ideal para sua casa
É claro que alguns desses obstáculos podem ser contornados, por exemplo, carpete com cerdas menores, que dificultam o surgimento das marcas, ou então de cores mais escuras, para camuflar a sujeira. Se você se comprometer com a manutenção que o revestimento exige, por que não instalá-lo?
Mas, qual o melhor carpete? Vamos apresentar a você os tipos existentes, bem como suas vantagens e desvantagens, e por elas você será capaz de escolher o carpete ideal para sua casa. Afinal, o que é perfeito para um, pode não ser para outro, não é mesmo?
Carpete de nylon: suas fibras não acumulam sujeira facilmente, e este revestimento é de simples manutenção. É o tipo indicado para ambientes com alta circulação de pessoas, situados em locais com pouca tendência à umidade.
Carpete de lã: ideal para quem quer trazer sofisticação ao cômodo, este carpete não é recomendado para ambientes onde há consumo de comida, já que suas fibras não resistem bem a produtos químicos.
Carpete de poliéster: suas características são idênticas ao carpete de nylon, contudo as fibras de poliéster tendem a acumular poeira com mais facilidade.
Quanto às cores do carpete, a tonalidade deve ser escolhida visando a harmonia com a decoração do ambiente. Contudo, para facilitar sua escolha, entenda que:
– os tons mais claros e neutros combinam com praticamente todos os estilos de decoração;
– carpetes bege ou brancos fornecem sensação de que o espaço é maior, mas obviamente a sujeira aparece com mais facilidade, exigindo uma manutenção mais frequente;
– carpetes de cores vibrantes são ideais para espaços mais modernos e sofisticados, todavia sua combinação com a decoração requer mais cuidado para que o visual fique harmônico. Evite carpetes coloridos onde a incidência do sol é maior, para não desbotá-los;
– carpetes de cores escuras, como o cinza, são ideais para escritórios ou salas de tevê. A sujeira fica menos aparente, entretanto a tonalidade proporciona sensação de que o espaço é menor.
Após conhecer nossas informações, você é capaz de escolher o carpete ideal para sua casa? Visite-nos para conhecer nossos modelos disponíveis!