Se você tem um negócio, com certeza já se perguntou quais são os melhores pisos para ambientes comerciais. Também já deve ter se deparado com divergências de opinião sobre esse assunto em revistas e blogs, certo?
A verdade é que, quando se trata de um ambiente comercial, as escolhas dependem de fatores como: a atividade que a empresa exerce, o fluxo de clientes e a decoração adotada, por exemplo.
Entretanto, de modo geral, existem algumas opções que, sim, podem ser consideradas mais recomendadas.
Descubra, a seguir, quais são elas!
O que levar em consideração na hora de escolher o piso?
Alguns pontos importantes servem para todos os tipos de comércio e devem ser considerados para escolher o piso correto.
Resistência dos materiais
Se você tem um ambiente comercial com grande fluxo de pessoas, não vai querer aplicar um piso frágil, não é mesmo? Isso é um ponto a se considerar!
Optar por materiais mais resistentes é a melhor opção para as áreas comerciais. Você deve pensar que seus clientes estarão entrando e saindo o tempo todo nas mais diversas condições.
Além disso, um bom material não deve ser fácil de riscar e, muito menos, quebrar com pressão ou uma eventual queda de objeto mais pesado.
Afinal, esse tipo de situação pode acabar acontecendo e está completamente fora do seu controle.
Facilidade de manutenção
Em um estabelecimento comercial ou empresarial, é interessante dar preferência a um piso que ofereça facilidade de limpeza.
Com muitos clientes e funcionários circulando no espaço, ele tende a sujar mais facilmente, devendo ser limpo diversas vezes durante o expediente, o que consome tempo e energia no dia a dia.
Logo, se o seu comércio tiver um piso mais trabalhoso para limpar, a manutenção pode demorar mais.
Isso também oferecerá riscos ao seus clientes, pois o piso permanecerá úmido e liso por mais tempo, propiciando quedas.
Identidade visual
Você já deve ter percebido que certos tipos de pisos estão presentes mais regularmente em alguns comércios do que em outros. O grande motivo para isso é a identidade visual.
Não podemos esquecer que esse revestimento também faz parte da decoração do ambiente, e serve para construir a imagem e a personalidade do local.
Portanto, considere esse fator na hora de escolher o piso ideal para o seu comércio.
Conforto e segurança aos clientes
É fundamental que o piso da sua área comercial ofereça conforto e segurança aos clientes. Isso significa que você deve evitar revestimentos lisos que possam ocasionar quedas.
Procure um material que seja capaz de absorver impactos, dessa forma, o cliente se sentirá mais seguro dentro do seu estabelecimento.
Quais são os tipos de piso mais usados?
Temos alguns tipos de pisos que são, de fato, mais indicados para áreas comerciais atualmente.
Confira quais são eles:
1. Madeira
A principal vantagem do revestimento de madeira é transmitir conforto. Ele é mais utilizado em escritórios onde não há alto tráfego de pessoas, pois não é muito resistente quando comparado a outros materiais.
Aqui, uma dica bastante interessante é substituir o revestimento de madeira pelo vinílico e obter os mesmos resultados estéticos, com maior durabilidade.
2. Vinílico
E por falar nele, o piso vinílico é o mais utilizado no mercado atualmente, sendo famoso por sua extrema versatilidade. E, realmente, ele pode ser usado em praticamente todos os ambientes!
Como se não bastasse, o revestimento ainda está disponível em uma grande variedade de cores e texturas, o que permite a sua adaptação a diferentes preferências e necessidades.
Não à toa, ele também é o melhor piso para hospitais e consultórios.
3. Porcelanato
Apesar de ser um bom revestimento, o porcelanato não possui uma variedade tão grande quanto o vinílico.
O material é famoso pela resistência que apresenta e está presente em lugares com grande circulação.
Alguns tipos de porcelanato também podem ser usados em cozinhas, pois impedem a proliferação de microrganismos e suportam altas temperaturas.
Afinal, por que você deveria escolher o piso vinílico?
Embora cada estabelecimento conte com suas próprias características e particularidades, dentre os três revestimentos citados, podemos dizer que o vinílico é, sem dúvida, mais vantajoso!
Diante de tantos benefícios promovidos pelo piso, seu preço no mercado ainda é bastante acessível, permitindo que ele tenha um excelente custo-benefício.
O revestimento vinílico tende a ser mais barato do que o porcelanato e apresenta maior diversidade de cores e texturas, para atender aos mais diversos tipos de estilos.
Além disso, o material é capaz de promover conforto térmico e acústico, absorvendo sons e garantindo o equilíbrio de temperatura do ambiente. Isso se deve à sua composição orgânica, que ainda o torna sustentável.
Outra vantagem do piso vinílico é a sua facilidade de manutenção. A instalação é muito rápida e seus cuidados não necessitam de ceras, sendo resistente à manchas e bastando um pano úmido para limpar.
E aí, gostou de saber mais sobre esse revestimento?
Então, não perca tempo, conheça os pisos vinílicos que a Mab Art oferece para o seu comércio!