Escolher as cores para quarto de casal vai muito além da questão estética. Isso porque, o ambiente cumpre a principal função de transmitir relaxamento, tranquilidade e conforto.
Sendo assim, é fundamental que as cores sejam usadas adequadamente a fim de despertar as sensações ideais. Afinal, saiba você ou não, uma cor pode ser responsável tanto por acalmar, quanto por agitar o sono.
Por isso, se você quer conhecer as melhores cores para quarto e contar com dicas certeiras que vão te ajudar na hora de repaginar o espaço, continue a leitura deste post até o final!
O que considerar ao escolher as cores para quarto de casal?
Ao compor a decoração de um cômodo, alguns pontos devem ser usados como bússola nessa jornada. Até porque, se você sair apenas comprando e juntando elementos que gosta, a confusão e a poluição visual estão garantidas!
No caso do quarto de casal é ainda mais importante ter um direcionamento correto quando estiver pensando no que usar, pois o local precisa ser capaz de recarregar as energias após um dia exaustivo de atividades.
Portanto, acompanhe, a seguir, os principais aspectos que devem ser levados em consideração antes de definir a composição de um ambiente:
Paleta de cores
O primeiro passo é estabelecer qual será a paleta usada, porque será a partir dela que todos os móveis, objetos decorativos e revestimentos, como piso, forro e papel de parede, por exemplo, deverão ser adquiridos.
Iluminação
Num segundo momento, é preciso definir o tipo de iluminação que você deseja no quarto. Esta etapa é imprescindível para garantir a sensação de aconchego no ambiente.
Pense nas luzes de teto, arandelas, abajures, analise o aspecto decorativo e funcional e não deixe de observar as cores das lâmpadas. Lembrando que tons quentes promovem o relaxamento.
Tamanho do ambiente
Por último, é preciso ter muita atenção ao tamanho do quarto, tendo em vista que cores escuras tendem a tornar o espaço ainda menor.
Enquanto isso, o contrário também é verdade e cores claras podem deixar o ambiente mais amplo.
Conheça os significados emocionais das cores
Com tudo isso em mente, é primordial, num segundo momento, conhecer um pouco sobre a psicologia das cores.
De acordo com especialistas, uma cor tem o potencial de despertar fome, raiva, serenidade, agitação, segurança, tranquilidade e muito mais. Ou seja, nosso emocional é muito impactado por aquilo que vemos.
Então, descubra as características de algumas cores:
- Laranja: associada à fartura, a cor pode ser usada no quarto de casal, pois estimula a criatividade;
- Amarelo: remete à felicidade, alegria e transmite a sensação de conforto e aconchego. Excelente cor para a iluminação;
- Vermelho: embora seja relacionada à paixão, o tom é intenso e em excesso pode tornar o quarto “agressivo”;
- Verde: tons mais claros estão relacionados à esperança, à natureza e, consequentemente, à paz;
- Azul: é uma cor que também remete à tranquilidade e ajuda a acalmar a mente, além de estimular a intuição;
- Lilás: está associado ao lado mais místico do ser, despertando a inteligência e a serenidade;
- Preto: apesar de neutra, a cor deve ser usada com parcimônia, pois pode deprimir o espaço. O ideal é que seja usada com outras cores mais alegres;
Quais as principais combinações de cores para quarto?
Saber combinar as melhores cores para quarto de casal, sem dúvida alguma, é decisivo para obter um ambiente realmente agradável, sofisticado e, é claro, bonito.
Então, para te ajudar nessa missão, separamos três combinações que costumam fazer muito sucesso em dormitórios.
Confira na sequência:
1. Branco e Azul
O branco e o azul são cores que podem ser usadas em conjunto sempre que a intenção for obter um ambiente sereno e tranquilo. Além disso, outra grande vantagem é que o branco consegue equilibrar vários tons de azul.
Por exemplo, o azul-marinho pode ser adotado nas cortinas e nos tapetes, enquanto o branco fica para as paredes e para o teto em gesso.
O contraste pode lembrar muito o efeito proposto pelo clássico preto e branco, porém, com mais originalidade. Uma boa ideia é apostar em uma roupa de cama de casal também azulada, seguindo os outros tecidos.
2. Marrom e Verde
Fugindo um pouco do padrão, mas ainda com bastante sobriedade, a combinação de marrom e verde é uma excelente escolha!
Experimente investir em um piso vinílico, em uma persiana horizontal de bambu e em paredes esverdeadas. A dica, ao escolher o verde ideal, é evitar tons muito escuros para não “pesar” com o marrom.
3. Vermelho e Cinza
E se a ideia é sair realmente do convencionar e buscar combinações de cores para quartos que sejam autênticas, o vermelho com cinza tem uma experiência única a proporcionar!
Todavia, procure dar preferência aos tons terrosos de vermelho e usá-los o mínimo possível nas paredes. O cinza é uma cor neutra e, por isso, é mais indicado para as áreas maiores, como o teto e as próprias paredes.
Outra opção interessante é usar piso laminado em tons neutros, que se aproximem do cinza ou do vermelho, pois o chão é um elemento predominante no ambiente.
Como escolher elementos que combinem entre si?
Assim que você estabelece uma paleta de cores, é natural que junto já venha a ideia do estilo que você pretende adotar no quarto: romântico, clássico, moderno, minimalista, rústico, etc.
Logo, para encerrar nossas dicas, vale destacar que além do estilo, é vital pensar que as cores de um cômodo não se resumem às paredes.
Provavelmente, esse é um dos maiores erros cometidos por quem está escolhendo cores para quarto de casal ou reformando, de modo geral. Por isso, nada de focar só nas tintas, hein. Senão o resultado será frustrante!
Tenha atenção, principalmente, à cor do piso, que é o revestimento elemento capaz de ditar todo o resto da composição. Também fique atento aos tecidos, como tapetes e cortinas.
Portanto, cuide para que cada item do seu novo cômodo se integre aos outros componentes do espaço. Na dúvida, tente não exagerar e opte por cores neutras e que consigam conferir harmonia ao quarto.
E aí, gostou das nossas dicas? Conseguiu se inspirar?
Então, continue acompanhando nossas sugestões, leia mais:
Como combinar o piso com a mobília?