O drywall, ou gesso acartonado, é um material que pode ser utilizado em diversas situações, para construir paredes, divisórias, passagens, entre outras estruturas. Desde que surgiu e começou a ser utilizado, ele levanta muitas dúvidas.
No post de hoje, você verá 5 perguntas frequentes sobre drywall respondidas. Tire suas dúvidas sobre esse material e decida se ele é a melhor escolha para você.
As dúvidas mais frequentes sobre drywall
1 – O drywall é fraco?
Esta é a pergunta mais frequente sobre drywall. Não, o drywall não é fraco. O que ocorre é que, naturalmente, ele não é tão resistente quanto à alvenaria. Entretanto, se os profissionais souberem utilizar o drywall, ele ficará resistente e durável.
É preciso saber, por exemplo, se o perfil deve suportar uma camada simples ou uma camada dupla de gesso acartonado. Por isso é muito importante contar com mão de obra especializada.
2 – Posso pendurar objetos no drywall?
Sim. Objetos podem ser pendurados no próprio gesso se tiverem até 10kg, e no perfil metálico se tiverem até 18kg. Se o peso ultrapassar esse limite, é necessário dividir entre dois perfis ou aplicar um reforço na parede anteriormente.
Imagine um painel de TV que pesa 54kg (já com a TV). Ele deverá ser fixado de forma que fique dividido entre 3 perfis, pois cada um suporta até 18kg, e assim o painel pode ser colocado sem problemas.
3 – Quais acabamentos podem ser feitos?
Mais uma das mais frequentes perguntas sobre drywall é referente à pintura, papel de parede, azulejos, entre outros acabamentos. O drywall suporta, basicamente, qualquer acabamento. Entretanto, existem alguns detalhes.
Para pintura, indica-se passar uma massa para drywall e tinta acrílica ou látex PVA. Revestimentos de cerâmica são fixados com argamassa colante própria, enquanto pedras mais pesadas pedem cantoneiras para distribuir o peso nos perfis. Papéis de parede não possuem restrições.
4 – É resistente à umidade?
Não. O drywall não pode ser utilizado em ambientes úmidos ou que sofram com incidência casual de umidade. O gesso acartonado é um material seco que pode ser diluído. Se o drywall ficar em contato com água durante um tempo prolongado, ele pode enfraquecer e até mesmo ficar comprometido.
Por isso, use drywall somente em áreas secas, internas e longe de qualquer fonte de umidade, incluindo o vapor.
5 – É fácil danificar o drywall?
A resistência sempre será uma das perguntas mais frequentes sobre drywall, tanto no suporte em relação ao tempo, quanto em eventuais acidentes, como pancadas de móveis, queda de objetos ou batidas.
O drywall fornecido por marcas de confiança cumpre com as normas de desempenho da ABNT. Os fabricantes garantem: batidas e choques casuais não são suficientes para danificar ou derrubar o drywall. Ele é muito mais resistente do que isso.
Aproveite e conheça as soluções de drywall da Mab-Art. Trabalhamos apenas com as melhores marcas, que atendem a todas as normas de segurança para que você construa com tranquilidade.